Pesquisa climática que acaba de ser publicada na revista Science afirma que o ciclo da água mudou e está mais acelerado. Com base em dados coletados em todo o planeta, um grupo de cientistas americanos e australianos sustenta que áreas úmidas estão cada vez mais chuvosas e as secas a cada dia com menos água. Quase todos os registros de chuva são feitos em terra, mas a maior parte da superfície planeta é formada por água. Então, para estudar globalmente a troca da água entre superfície e atmosfera, os pesquisadores resolveram analisar a salinidade dos oceanos.


Mapa mostra variação de salinidade nos oceanos entre 1950 e 2000 com áreas em vermelho indicando redução da salinidade e em azul o aumento nos níveis de sal do mar

Quando chove mais, diminui a salinidade e quando a precipitação diminui, pela evaporação, crescem os níveis de sal nas águas oceânicas. Navios medem a salinidade dos oceanos décadas e mais recentemente foram instalados milhares de sensores, além de lançados satélite destinados para este tipo específico de medição. O resultado é que no futuro se terá uma idéia muito melhor e mais segura de como o regime de chuva está mudando na Terra.