Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que nos próximos dias as pancadas de chuva serão frequentes com altos acumulados em diferentes cidades do Rio Grande do Sul e ainda com o risco de temporais localizados com raios, granizo e vento forte. Os temporais, que têm atingido Santa Catarina e o Paraná, vão prosseguir, embora a instabilidade maior esteja prevista para o estado gaúcho.

Raios na noite de ontem em Umuarama (PR). Instabilidade aumenta muito no Rio Grande do Sul neste fim de semana e temporais isolados pelo ar quente seguirão sendo registrados em Santa Catarina e no Paraná. | ASSAF SAAB DE SOUZA

Com isso, é altamente provável que nos próximos dias sejam registrados episódios de chuva forte a intensa localizados com altos volumes em curto intervalo que poderão causar alagamentos e enxurradas, além de tempestades isoladas que podem causar quedas de árvores, destelhamentos e cortes de energia elétrica.

Os volumes de chuva no Rio Grande do Sul em 72 horas entre terça e ontem na rede do Instituto Nacional de Meteorologia somaram 68 mm em Canela, 53 mm em Canguçu, 52 mm em Caçapava do Sul, 50 mm em Bagé, 44 mm em Encruzilhada do Sul, 40 mm em Porto Alegre (Belém Novo), 35 mm em Lagoa Vermelha e Serafina Corrêa, e 34 mm em Teutônia.

Já na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, o Cemaden, os acumulados de chuva no período foram de 60 mm em São Francisco de Paula, 52 mm em Bom Princípio, 44 mm em Canguçu e 41 mm em Porto Alegre, dentre os mais altos volumes por cidades.

Nesta sexta-feira, a instabilidade dá uma trégua na maior parte do estado e qualquer instabilidade será bastante isolada, especialmente no Oeste e Norte gaúcho, mas o cenário se modifica durante o fim de semana.

O que esperar dia a dia da chuva e os temporais

Tanto no sábado como no domingo se espera que haja a formação sobre o estado e o avanço de áreas de instabilidade do Uruguai e do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, trazendo chuva para todas as regiões, especialmente da tarde para a noite após horas com sol.

Os volumes de chuva nos dois dias vão variar muito com acumulados baixos em diversas localidades e elevados em outras com risco de alagamentos. Além da chuva localmente forte, podem ocorrer temporais isolados com granizo e vendavais.

Na segunda, mais instabilidade. O sol aparece com nuvens em parte do estado, mas em algumas áreas já chove da manhã. Da tarde para a noite, chove em quase todo o Rio Grande do Sul com precipitação que será forte em vários pontos e alto risco de tempestades localizadas de raios, vento e queda de granizo.

Na terça, tempo firme no Oeste, parte do Centro e no Sul, contudo a Metade Norte ainda deve ter chuva à medida que a instabilidade começa a deixar o território gaúcho e avançar mais para o Norte.

Pancadas de chuva com temporais isolados devem afetar no períodos também os estados de Santa Catarina e o Paraná e pode chover localmente forte com pancadas até torrenciais isoladas acompanhando temporais com vento e granizo, mas os maiores acumulados de chuva devem se dar no Rio Grande do Sul.

Veja os mapas com as projeções de chuva

Todos os modelos numéricos estão de acordo em indicar que a instabilidade será alta no Rio Grande do Sul neste fim de semana e no começo da semana, mas as simulações computadorizadas divergem sobre onde deve chover mais, o que se explica pelo fato de a instabilidade estar associada a ar quente e úmido em que os volumes são bastante variáveis de ponto para outro.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva do modelo Icon da Alemanha, do modelo CMC do Canadá, do ACCESS da Austrália, do britânico UKMET e do modelo ECMWF do Centro Meteorológico Europeu.

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa, os acumulados devem passar na soma deste fim de semana e do início da semana de 50 mm em muitas áreas do Rio Grande do Sul, embora em alguns locais possa não chover tanto. Chama a atenção o indicativo dos modelos de quem pontos do estado podem ter marcas acima de 100 mm e mesmo superiores isoladamente.

Todos estes mapas e outros de chuva podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante em nossa seção de mapas e são uma excelente ferramenta para planejamento de atividades externas, como no campo pela agricultura. Clique aqui para ter acesso a estes dados e muitos outros.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.