Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que os próximos dias terão um padrão de tempo bastante instável no Rio Grande do Sul com chuva generalizada e que será localmente forte com risco de temporais de raios, granizo e vento forte. O episódio de instabilidade se espalhará pela Região Sul e alcançará áreas do Centro-Oeste e  Sudeste do Brasil.

METSUL

De acordo com os dados analisados pela MetSul, o período de instabilidade será de cinco dias. Deve ter inicio neste sábado e perdurar até quarta-feira da semana que vem, embora não chova o tempo todo e ocorram intervalos de melhoria, até com períodos de sol e nuvens.

O evento de vários dias de tempo instável começa ainda nas primeiras horas deste sábado, quando se espera que áreas de instabilidade com chuva e raios avancem das províncias argentinas de Misiones e Corrientes para a Metade Oeste do Rio Grande do Sul.

No decorrer do sábado, que deve ter horas de sol e nuvens em pontos mais a Leste gaúcho, a chuva avança e até o fim do dia deve atingir a maior parte do território gaúcho, inclusive a região de Porto Alegre. Não chega a chover ainda neste sábado em alguns pontos mais a Leste do estado gaúcho, como próximos da costa.

As áreas de instabilidade vão se formar com o avanço a partir do Norte argentino de ar quente sobre o território gaúcho, com uma corrente de jato (vento) nos baixos níveis da atmosfera, ou seja, as características serão de uma frente quente.

Os mapas abaixo mostram como haverá uma troca de massas de ar, da fria que atua neste momento com maior intensidade no Sul e no Leste gaúcho para uma quente que vai atuar sobre o Sul do Brasil até a terça-feira e será precedida pela instabilidade deste sábado.

METSUL

No domingo, as áreas de instabilidade avançam para o mar e o sol aparece com nuvens em várias cidades do estado com abafamento, entretanto o tempo não firma. Isso porque nuvens carregadas voltam a se formar com chuva e que vão alcançar diversas regiões, mas a chuva deve atingir menos localidades que no sábado.

Na segunda, por sua vez, mais um dia de tempo instável. Chove na maioria das localidades no decorrer do dia, apesar de que em alguns pontos devem ocorrer intervalos de melhoria em que o sol pode aparecer entre as nuvens.

Na terça, uma forte massa de ar polar de trajetória continental (pelo interior do continente) se aproxima, reforçando a instabilidade no estado com um centro de baixa pressão, enquanto sobre o Sul do Brasil atua uma corrente de jato em baixos níveis intensa que traz ar quente.

Chove em todas as regiões gaúchas durante a terça-feira e a instabilidade avança até quarta para os demais estados da Região Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com uma frente fria de forte intensidade.

Na segunda metade da semana que vem, com o ingresso de uma massa de frio com trajetória continental e origem polar, o tempo firma na maior parte do Sul do Brasil com temperatura muito baixa.

Projeções de chuva

O episódio de instabilidade dos próximos dias deve trazer elevados volumes de chuva em algumas áreas, especialmente no Rio Grande do Sul. Os acumulados em algumas cidades devem superar a média histórica de precipitação de maio inteiro.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para sete dias a partir da rodada da 0Z desta sexta-feira dos modelos do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), do centro alemão (Icon) e do Met Office do Reino Unido (UKMET).

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa, os maiores volumes de chuva devem se dar do Centro para o Oeste do Rio Grande do Sul com acumulados que podem ficar entre 100 mm e 200 mm, mas possivelmente isoladamente superiores. É a mesma região afetada mais cedo neste mês por um evento de precipitação extrema com até 250 mm em algumas localidades.

Alertamos que mesmo áreas em que os mapas não mostram chuva volumosa há risco de chuva por vezes forte a intensa, especialmente entre terça e quarta no avanço de uma intensa frente fria pelo Sul do Brasil.

Tempestade severas

Advertimos que é altíssima a probabilidade de temporais isolados durante este período de instabilidade até a metade da próxima semana com potencial para temporais em alguns pontos fortes a severos com danos por vento e granizo.

Inicialmente, o risco de tempo severo é menor e mais concentrado no Rio Grande do Sul, apesar de frentes quente serem pródigas em produzir raios e ocorrências de queda de granizo.

De acordo com a nossa análise, o período de maior risco de tempo severo no Sul do Brasil, e que vai se estender depois ao Centro-Oeste e ao Sudeste do Brasil, será entre terça-feira e quarta.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de vento a 1500 metros de altitude para a terça em que se observa uma intensa corrente de jato em baixos níveis trazendo ar quente para o Sul do Brasil e forte vento Norte enquanto pelo Centro e o Nordeste da Argentina se observam fortes correntes de vento de Sul com advecção de ar polar.

O encontro destas massas de ar com características radicalmente distintas e com grande divergência de vento pode desatar uma onda de tempestades no avanço da frente fria pelo Centro-Sul do Brasil entre terça e quarta com vendavais, alguns localmente fortes a destrutivos, e o risco de alguns tornados ou microexplosões.

Como consultar os mapas

Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.