Anúncios

O Centro de Previsão de Tempestades (SPC) do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos ampliou a área de alerta e aumentou o risco de que ocorra uma perigosa onde de tornados (tornado outbreak) afetando diversos estados norte-americanos entre a tarde desta sexta-feira e as primeiras horas do sábado.

SPC/NOAA

De acordo com o SPC, uma “onda de tempo severo parece cada vez mais provável esta tarde e noite em grande parte do Vale do Mississippi”. De acordo com o órgão, “ao menos alguns tornados de longa duração, fortes a potencialmente violentos são prováveis”. O Centro Nacional de Tempestades antecipa ainda muitos temporais com vendavais destrutivos e granizo de grande tamanho.

A área de alerta é muito grande e compreende vários estados, mas o SPC pontua que o cenário de tempo severo é mais perigoso em Iowa, Missouri, Arkansas, Illinois, Kentucky, Tennessee e no Norte do estado do Mississippi.

Vários tornados, rajadas de vento destrutivas e granizo são ameaças significativas. Alguns tornados na linha de tempestades podem ser destrutivos e de longa duração, de intensidade EF-2 a EF-3. Mesmo tornados violentos EF-4 não podem ser afastados. É o tipo de situação que pode levar mesmo a uma rara ocorrência de tornado EF-5, o máximo da escala.

As grandes cidades do Sul e do Meio-Oeste que enfrentam esta perigosa ameaça de tempo severo nesta sexta-feira incluem Saint Louis, Memphis, Nashville, Little Rock e Cedar Rapids, dentre outras, em diversos estados do Centro e do Sul dos Estados Unidos.

Alguns dos mesmos locais no Sul que foram afetados pela onda de tornados mortal há apenas uma semana, na noite da última sexta, como a cidade de Rolling Fork, enfrentarão novamente o risco de tempo muito severo mais uma vez nesta sexta-feira. Mesmo que essas áreas evitassem o pior, como novos tornados, qualquer tempestade ainda atrapalharia os esforços de recuperação em andamento.

Anúncios