A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica uma mudança do tempo neste fim de semana no Rio Grande do Sul depois de uma sequência de dias com sol e nuvens, madrugadas de temperatura baixa e tardes muito amenas com marcas tipicamente desta época do ano. Será o começo de um período de vários dias seguidos com instabilidade no Sul do Brasil.

Chuva virá com raios em algumas cidades durante a mudança do tempo neste fim de semana no Rio Grande do Sul | DENIS GOERL
Por que o tempo vai mudar? Correntes de vento de Norte vão avançar sobre o estado neste sábado com ar quente em altitude. Ao encontrar o ar mais frio sobre o Rio Grande do Sul, o ar quente vai instabilizar a atmosfera com movimentos convectivos, ou seja, ascendentes do ar, que vão formar nuvens mais carregadas e trazendo a mudança do tempo.
Quando vai começar a chover? Já no começo deste sábado se prevê chuva parte do Rio Grande do Sul. Com o avanço da instabilidade ao longo deste sábado de Oeste para Leste, até o fim do dia deve chover na grande maioria das cidades gaúchas. Mais ao Sul e ao Leste do estado, haverá pontos em que não chove hoje com a instabilidade chegando apenas nas primeiras horas do domingo.
Segue chovendo no domingo? Sim, mas de forma mais irregular. Muitas nuvens permanecem sobre o estado e chove na maioria das regiões gaúchas no começo do dia. No decorrer do domingo, o tempo não firme e em diferentes pontos do território gaúcho ainda devem ocorrer períodos de chuva e garoa. Em algumas áreas do estado, são esperados momentos de melhoria durante este domingo com chance de aberturas.
Vai chover em Porto Alegre? Sim, esperamos chuva na capital gaúcha. Grande parte deste sábado, contudo, ainda será com tempo firme e o sol aparece com nuvens, mas com aumento de nebulosidade com o passar das horas. A maioria dos modelos indica a chuva chegando à noite ou no começo do domingo. Os que antecipam a instabilidade, projetam para o fim da tarde. No domingo, maior chance de chuva no começo do dia em Porto Alegre. No decorrer do dia, o tempo não firma e ainda podem ocorrer momentos de garoa e chuva, apesar da possibilidade de intervalos de melhoria.
Há o risco de chuva forte? Tanto neste sábado como no domingo é alta a chance de chuva por vezes forte de forma localizada. Os maiores acumulados devem se dar na faixa central do estado e no Oeste. Em alguns municípios, a precipitação deste fim de semana deve passar de 50 mm com acumulados isolados de 75 mm a 100 mm.
E há risco de temporal? Quando ar quente avança sobre a atmosfera fria, como se prevê neste fim de semana, não raro há trovoadas e queda de granizo localizada. O risco de tempestades fortes, porém, é marginal e não se antecipa tempo severo na esmagadora maioria das cidades. Qualquer ocorrência deve ser localizada.
Esfria com a chuva? Não. A instabilidade será favorecida pelo avanço de ar quente, logo não esfria. Na metade da próxima semana, com a chegada de massa de ar frio, a temperatura deve cair acentuadamente e se projeta muito frio.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.