O Paraguai enfrenta uma forte onda de calor com marcas perto de 40°C e o país se cobre de fumaça em meio a um salto no número de queimadas.
A temperatura na tarde da sexta-feira (28) no Aeroporto Internacional de Assunção chegou a 38,0°C e a capital do Paraguai ficou coberta de fumaça com índices de qualidade do ar insalubres.
A fumaça era oriunda de queimadas no departamento Central, na divisa entre Alto Paraná e Presidente Hayes, em Ñeembucú e entre Paraguarí e Caazapá, segundo dados da Direção Nacional de Meteorologia.
El humo que arrasa con gran magnitud en Asunción. Más que nunca usen tapabocas, la pandemia ya no es nuestro principal problema, y éstas imágenes lo demuestran pic.twitter.com/m2qeoAy5HJ
— rodrigo (@rodrigimenez00) August 28, 2020
? Las quemas irresponsables en la zona del banco San Miguel de la bahía de Asunción se tornan incontrolables.
? El humo en el ambiente en la Capital del país y otras regiones es insoportable.https://t.co/oCtTbIpzPE
— ABC Digital (@ABCDigital) August 29, 2020
A fumaça vinha também da Argentina e do Mato Grosso, no Brasil, onde existem focos bastante grandes. O vento do setor Norte que persiste favorece a dispersão da fumaça em direção ao território paraguaio.
O Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Mades) emitiu comunicado no qual insta as autoridades municipais a fazerem cumprir as normas vigentes relativas à prevenção e controle de incêndios bem como às sanções a serem aplicadas se são provocados.
COMUNICADO – Recomendaciones para protegerse del humo provocado por incendios https://t.co/0wVo9BvWLd @arieloviedo @LaNacionPy @adn_paraguayo @AM_1080@1000_am @Unicanal @C9NParaguay @ABCCardinal pic.twitter.com/uAJVG1DKKj
— Ministerio del Ambiente y Desarrollo Sostenible Py (@mambiente_py) August 29, 2020
O Instituto Nacional de Florestas (Infona) do Paraguai informou que entre quinta e sexta foram registrados 3.160 focos de calor, principalmente concentrados no Departamento de Presidente Hayes.