Fumaça cobriu a capital Assunção durante a sexta-feira com calor beirando os 40°C

O Paraguai enfrenta uma forte onda de calor com marcas perto de 40°C e o país se cobre de fumaça em meio a um salto no número de queimadas.

A temperatura na tarde da sexta-feira (28) no Aeroporto Internacional de Assunção chegou a 38,0°C e a capital do Paraguai ficou coberta de fumaça com índices de qualidade do ar insalubres. 

A fumaça era oriunda de queimadas no departamento Central, na divisa entre Alto Paraná e Presidente Hayes, em Ñeembucú e entre Paraguarí e Caazapá, segundo dados da Direção Nacional de Meteorologia.

A fumaça vinha também da Argentina e do Mato Grosso, no Brasil, onde existem focos bastante grandes. O vento do setor Norte que persiste favorece a dispersão da fumaça em direção ao território paraguaio.

O Ministério do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Mades) emitiu comunicado no qual insta as autoridades municipais a fazerem cumprir as normas vigentes relativas à prevenção e controle de incêndios bem como às sanções a serem aplicadas se são provocados.

O Instituto Nacional de Florestas (Infona) do Paraguai informou que entre quinta e sexta foram registrados 3.160 focos de calor, principalmente concentrados no Departamento de Presidente Hayes.