Anúncios

Montevidéu (foto), ontem, ao fim da tarde. Chuva, trovoadas, alta umidade e temperatura de 15ºC. Com um bloqueio atmosférico e ar seco e mais quente sobre o Sul do Brasil, uma frente está semi-estacionária entre o Norte da província de Buenos Aires e o Uruguai.


A instabilidade da frente, no máximo, consegue alcançar áreas mais perto das fronteiras no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. E o bloqueio não vai ceder tão cedo. Por isso, dias como ontem de predomínio de sol e temperatura elevada à tarde para junho tendem a se repetir aqui no Estado ao menos até o começo da próxima semana.

E as tardes amanhã, na sexta e no sábado devem ser ainda mais quentes. Ontem, a temperatura foi a 27,8ºC em Santa Rosa, onde hoje a máxima deve ficar ao redor de 30ºC.

Outro destaque nestes dias é a grande amplitude térmica, a grande diferença de temperatura entre as mínimas e as máximas do dia. Como o número de horas de sol está perto do mínimo do ano, uma amplitude de 15ºC já é expressiva.

Novo Hamburgo, por exemplo, amanheceu ontem com 12,6ºC e à tarde teve 25,6ºC. São José dos Ausentes teve mínima de 4,3ºC e uma máxima à tarde de 22,6ºC. Estação em Teutônia registrou 13,8ºC no começo da manhã e 26,6ºC durante o período da tarde.


Esse padrão de grande amplitude térmica pelo perfil seco da atmosfera vai prosseguir enquanto persistir o bloqueio atmosférico.  

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios