Onda de calor está nas últimas horas em São Paulo e a semana que se inicia terá dias de temperatura menor com o retorno da condição típica de verão de pancadas de chuva forte e temporais da tarde para a noite, projeta a MetSul Meteorologia.

Cidade de São Paulo terá o fim da onda de calor com chuva frequente e por vezes forte nesta semana | CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP/METSUL
Este domingo foi o último dia da onda de calor na cidade de São Paulo com uma tarde bastante quente com máximas muito acima das médias históricas deste época do ano.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia na capital paulista indicaram máximas na tarde deste domingo de 33,9ºC em SESC-Interlagos (zona Sul) e 33,1ºC no Mirante de Santana (zona Norte).
A cidade de São Paulo vem de uma longa sequência de dias muito quentes com máximas acima da média, de acordo com dados de estações meteorológicas.
Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas neste mês na cidade de São Paulo foram de 33,5ºC no dia 1º; 34,8ºC no dia 2; 33,2ºC no dia 3; 32,7ºC no dia 4; 32,4ºC no dia 5; 32,0ºC no dia 6; 31,9ºC no dia 7; 31,8ºC no dia 8; e 33,9ºC hoje.
O potente bloqueio atmosférico, responsável pelo calor das últimas semanas, está prestes a cair e vai permitir dias menos quentes na cidade de São Paulo.
Frente fria que agora está no Sul do Brasil vai chegar ao litoral do Sudeste neste começo de semana, trazendo a tão esperada mudança do tempo na capital paulista.
A onda de calor – que se caracteriza por uma sequência de dias muito mais quentes do que a média – chega ao fim, mas o tempo ainda deve seguir quente e abafado pela maior umidade.
Nesta segunda, as máximas ficam entre 29ºC e 30ºC na cidade. Na terça, entre 27ºC e 28ºC. Na segunda metade da semana, em média, entre 26ºC e 28ºC. São valores mais perto do que é normal em março.
Fator determinante para os dias menos quentes e o fim da onda de calor na capital será a chuva. Todos os dias desta segunda até o final da semana têm chance de chuva da tarde para a noite.
A chuva poderá ser localmente forte a intensa com risco de alagamentos por elevados volumes em curto período, e não podem ser descartados temporais isolados com raios, vento e ocasional granizo.
Mas atenção! O calor vai ceder no Sul e no Leste de São Paulo, em regiões como o Vale do Ribeira, o Litoral, a capital e a Grande São Paulo. No interior de São Paulo, o cenário é muito distinto porque seguirá muito quente, principalmente do Centro para o Norte do estado com máximas de 35ºC 38ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.