A onda de frio ártico associada ao vórtice polar que afeta o centro dos Estados Unidos atingiu seu pico nesta quinta-feira com temperaturas extremamente baixas se espalhando para o sul e o leste do país. Avisos de frio e alertas de temperaturas extremas estavam em vigor de Montana até o Texas e em áreas além do rio Mississippi, alcançando o norte da Flórida e partes do Sudeste norte-americanos.

CREATIVE TOUCH IMAGING LTD/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Aproximadamente 230 milhões de americanos estão vivenciando temperaturas abaixo de zero. A temperatura caiu a 43,9°C abaixo de zero na Dakota do Norte, a temperatura mais baixa registrada na rede meteorologica do departamento de agricultura local (NDAWN) desde o início dos registros em 1989.
O fenômeno tem afetado severamente a rotina, com ventos intensos que baixam a sensação térmica e tornam as atividades externas perigosas. Em cidades como Glasgow, Montana, fez -51°C de sensação térmica.
Outras grandes cidades, como Kansas City no Missouri, Omaha em Nebraska, Des Moines em Iowa e Minneapolis em Minnesota, registraram sensação térmica abaixo de -20°C. Esse frio extremo está quebrando recordes de temperaturas diários, com áreas do sul, como Wichita, Kansas, e Dallas, Texas, enfrentando os dias mais frios desde a onda de frio histórica de 2021.
O impacto dessa onda de frio vai além das baixas temperaturas, com o risco de congelamento e estouro de canos aumentando, especialmente no sul dos EUA, onde cidades da costa do Golfo experimentam temperaturas que desafiam recordes históricos.
A previsão indica que as condições perigosas de frio vão se expandir para o sudeste norte-americano, com cidades como Memphis, Tennessee, e Birmingham, Alabama, podendo quebrar novos recordes diários de baixas temperaturas para o dia 21 de fevereiro.
Milhões de pessoas, do Vale do Tennessee até o meio da costa do Atlântico seguiam sob alerta de frio extremo enquanto a região ainda lida com os danos causados por uma tempestade de inverno mortal que atingiu a área na quarta-feira. Condições de viagem perigosas pela neve e o gelo foram registradas em várias estradas, com uma colisão fatal em Orange County, na Carolina do Norte.
De acordo com a Patrulha Rodoviária do Estado da Carolina do Norte, os socorristas foram chamados para atender a um acidente de múltiplos veículos na Interstate 40 em Orange County pouco antes das 15h de quarta-feira. Além do acidente fatal, outros acidentes ocorreram, envolvendo mais de 50 veículos. Na quarta-feira, mais de 1.100 acidentes e 700 chamados de emergência foram registrados em todo o estado.
A tempestade também trouxe neve e temperaturas extremamente baixas para a região, incluindo áreas de Virgínia, onde mais de 30 cm de neve caíram em locais como Virginia Beach e Norfolk, causando o maior evento de neve em anos. Enquanto isso, o governador de Kentucky alertou sobre a continuidade da tempestade, após inundações devastadoras na semana anterior.
A onda de frio extremo, embora comum durante os invernos nos Estados Unidos, chegou de forma mais intensa neste fim de fevereiro, representando riscos significativos à saúde, mesmo para breves exposições ao ar livre. A situação deve começar a melhorar no sábado, com uma grande elevação de temperaturas prevista para o domingo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.