Pelo menos 13 pessoas morreram nas últimas horas nos estados norte-americanos do Missouri e no Arkansas após uma onda de tempo severo que atingiu várias regiões na noite de sexta-feira. Tornados foram registrados em diversos estados, causando destruição e deixando dezenas de feridos.

Carro destruído após ser atingido por um tornado na última noite em Bakersfield, no estado norte-americano do Missouri | MISSOURI HIGHWAY PATROL/AFP/METSUL
A Patrulha Rodoviária do Estado do Missouri confirmou seis mortes no condado de Wayne. Outras duas ocorreram no condado de Ozark, enquanto os condados de Butler e Jefferson registraram uma vítima fatal cada.
No Arkansas, três mortes foram confirmadas no condado de Independence. Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas em oito condados do estado, segundo a Divisão de Gestão de Emergência do Arkansas.
Com a chegada da luz do dia, equipes de resgate encontraram mais danos. Mais de 150 alertas de tornado foram emitidos desde a manhã de sexta-feira, indicando a gravidade do sistema de tempestades que atingiu a região.
Um tornado em Villa Ridge, no Missouri, próximo a St. Louis, foi registrado em vídeo. De acordo com caçadores de tempestades, os ventos causaram cortes de energia, tombaram vários caminhões e destruíram estruturas.
Outros tornados foram relatados em Rolla, Hartville e em áreas próximas a St. Louis. Em Cave City, Arkansas, cinco pessoas ficaram feridas quando um tornado atingiu a cidade.
O prefeito Jonas Anderson declarou estado de emergência. “Não há mortes confirmadas, o que é um verdadeiro milagre”, afirmou.
No sudoeste de Indiana, um tornado violento passou pelo condado de Gibson, deixando um rastro de destruição. O xerife Bruce Vanoven alertou a população para evitar sair de casa e tentar observar os estragos.
“Por favor, não saiam para ver os danos. Há árvores e postes caídos, e os serviços de emergência já estão sobrecarregados”, afirmou.
Um vídeo dramático registrou um tornado passando por um posto de gasolina em Rolla, Missouri. Dois homens estavam dentro de um caminhão quando foram atingidos pelos ventos.
“Estamos no meio de um tornado!”, gritou Tad Peters, que gravou as imagens. Apesar do susto, ambos saíram ilesos.
A gestão de emergência de Maries County pediu que os moradores evitassem as áreas afetadas. “Nossos pensamentos estão com a comunidade de Rolla. Pedimos que as pessoas fiquem longe das zonas impactadas para que as equipes de resgate possam trabalhar”, informaram em comunicado.
De acordo com o site Findenergy.com, quase 250 mil clientes ficaram sem eletricidade devido ao mau tempo. Mais de 150 milhões de pessoas estavam em áreas de risco para tempestades severas durante o evento, que se estendeu por dois dias.
O Centro de Previsão de Tempestades (SPC) emitiu um alerta de tornado “Particularmente Perigoso” para várias regiões. Esse tipo de aviso só é feito quando meteorologistas têm alta confiança na ocorrência de tornados violentos.
A previsão indica que o sábado pode ser ainda mais perigoso. O sistema de tempestades seguirá para leste, atingindo estados da Costa do Golfo e do Vale do Tennessee. Meteorologistas em Birmingham, Alabama, alertaram que as condições atmosféricas são extremamente favoráveis para tempestades destrutivas. “Será uma situação muito perigosa”, disseram.
A tarde e noite deste sábado e a madrugada do domingo serão críticas com condições de extremo perigo no Alabama, Mississippi, Louisiana, Oeste da Geórgia, Tennessee e o Noroeste da Flórida, onde podem ocorrer muitos tornados e vários violentos (EF3 e EF4).
O Centro de Previsão de Tempestades da NOAA (SPC) emitiu um aviso de alto risco, que é extremamente raro e somente reservado para condições excepcionalmente perigosas de tempo severo.

SPC/NOAA
As áreas na zona de alto risco incluem quase todo o Alabama, grande parte do Mississippi, áreas do Tennessee e Oeste da Geórgia.
Os ventos também desencadearam tempestades de areia e incêndios florestais nas Grandes Planícies. No Texas, três pessoas morreram em colisões durante uma tempestade de poeira na cidade de Amarillo. Um engavetamento envolveu 38 veículos.
Mais de 130 incêndios foram registrados em Oklahoma, forçando evacuações. Em Roberts County, Texas, um fogo se espalhou rapidamente, cobrindo 85 quilômetros quadrados antes de ser controlado. Ventos fortes também derrubaram vários caminhões ao longo das rodovias interestaduais.
This morning's (March 15) visible @NOAASatellites imagery shows the deep low pressure system centered in Minnesota/Wisconsin. This system is bringing high winds, blowing snow, critical fire weather, thunderstorms, and blowing dust across numerous states.
👁️In fact, the clearing… pic.twitter.com/SFRcMpR7sM
— National Weather Service (@NWS) March 15, 2025
Na parte norte dos Estados Unidos, tempestades de inverno trouxeram condições de nevasca para partes de Minnesota e Dakota do Sul. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas para ventos de até 100 km/h e acumulações de neve de até 30 centímetros, criando condições perigosas para viagens.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.