Anúncios

A onda de tempestades do fim de semana provocou tornados na Argentina, Paraguai e nos estados brasileiros de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, conforme análise da MetSul Meteorologia e dos centros meteorológicos catarinense e paranaense.

Carro destruído por tornado em Porto Feliz (SP) segunda à tarde | JAILTON NEREU

A MetSul Meteorologia em reiterados alertas advertiu que as condições eram muito propícias à ocorrência de vendavais fortes a intensos com caráter destrutivo, inclusive com a possibilidade de formação de tornados.

No fim de semana, houve a formação de uma potente corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, inicialmente no Sul do Brasil no fim de semana, e entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil na segunda-feira. Esta corrente de jato, intensa, com ar quente, fez com que algumas cidades do Paraná tivessem as maiores temperaturas do ano no sábado e elevou a temperatura no domingo a quase 40ºC no estado de São Paulo.

Correntes de jato em baixos níveis, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e vem até o Sul do Brasil, transportando ar seco e quente, estão presentes na esmagadora maioria dos episódios de tornados na região. Isso porque contribuem para gerar padrão de vento divergente de vento na atmosfera (cisalhamento) que está na gênese de tornados.

Como consequência, a MetSul Meteorologia advertiu que havia potencial para formação de supercélulas de tempestade que poderiam provocar a formação de tornados, em especial no Oeste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o que acabou se confirmando.

San Luis – Argentina

O primeiro episódio de tornado da onda de tempestades ocorreu na Argentina com o fenômeno afetando área rural da província de San Luis, sem causar danos extensos, de acordo com a imprensa argentina.

REPRODUÇÃO

Moradores registraram a formação de tornado não supercelular, conhecido como landspouts, nas localidades de Paraje La Esquina e La Cañada. Embora esse tipo de tornado costume ser mais fraco do que os associados a supercélulas, sua ocorrência confirma a intensidade do episódio de instabilidade que atingiu a região.

Barra Bonita – Santa Catarina

Um tornado atingiu Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, na noite de sábado. O fenômeno deixou cerca de 40 imóveis danificados e provocou cenas impressionantes, como uma casa de madeira que foi arrancada e acabou sendo sustentada por um carro, após cair sobre ele. O temporal também foi acompanhado por queda de granizo, agravando os estragos no município.

DEFESA CIVIL

O tornado se originou a partir de uma célula de tempestades que avançou da província argentina de Misiones e ganhou força em Barra Bonita e São Miguel do Oeste. A confirmação do tornado ocorreu após a análise de registros de ocorrências e de imagens feitas por drones. Nelas, foi possível identificar um corredor de destruição típico desse tipo de tornados, com telhados arrancados, árvores tombadas e construções parcialmente destruídas.

Santa Maria do Oeste – Paraná

O episódio localizado de vento destrutivo em Santa Maria do Oeste, no Centro do Paraná, na segunda-feira, foi confirmado como um tornado pelo Simepar, órgão meteorológico do governo estadual. Os estragos foram severos: casas destelhadas, plantações destruídas e moradores ficaram sem água e luz.

A prefeitura distribuiu marmitas, lonas e telhas para atender os moradores e anunciou que decretaria situação de emergência. Paralelamente, um forte temporal atingiu outras regiões do estado, deixando mais de um milhão de imóveis sem energia. A Copel classificou a ocorrência como o evento climático mais desafiador para sua rede nos últimos anos, com a queda de duas torres de alta tensão, quebra de 322 postes e milhares de atendimentos emergenciais.

Reserva – Paraná

A localidade de Anta Magra, em Reserva, no Centro do Paraná, sofreu grande destruição com tempestade severa que atingiu o município na madrugada da segunda-feira. A força dos ventos derrubou árvores e destruiu estufas de tomates, causando prejuízos significativos para os produtores locais. O vento deixou um rastro na vegetação com árvores decepadas em seus troncos.

Concepción – Paraguai

Um violento temporal atingiu a cidade paraguaia de Concepción na noite de domingo, por volta das 21h, causando danos em diversos bairros e afetando centenas de residências. O fenômeno deixou rastros de destruição, com árvores e postes derrubados.

REPRODUÇÃO

A região mais afetada foi o bairro Parque Ñu Porã, localizado atrás do campo de exposições Nanawa, na rota PY-22, onde houve a passagem de um tornado com aproximadamente 50 casas total ou parcialmente destruídas pela força do vento.

Porto Feliz – São Paulo

Um tornado acompanhou a tempestade severa que atingiu o município de Porto Feliz, no interior doe estado de São Paulo, na tarde da segunda-feira. O tornado arrasou com a fábrica da Toyota na localidade, que suspendeu as operações devido aos danos severos na planta.

O telhado foi arrancado, estruturas de ferro entortaram e partes da cobertura foram arremessadas a quilômetros de distância, atingindo plantações, pastos e até a rodovia Marechal Rondon. Um automóvel chegou a ser carregado pelo tornado.

REPRODUÇÃO

A fábrica, única da Toyota na América Latina responsável pela produção de motores, emprega 800 trabalhadores e fornece peças para as unidades de Sorocaba e Indaiatuba. Com os danos, a produção foi suspensa por tempo indeterminado, o que levou a montadora em Sorocaba a paralisar os três turnos. A empresa informou que prepara um relatório para avaliar a extensão dos impactos e que oferece suporte aos colaboradores.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu relatou que 30 trabalhadores sofreram ferimentos leves e já receberam alta. O Corpo de Bombeiros também registrou dez vítimas leves, todas sem gravidade. A prefeitura decretou situação de emergência no município.

O que é um tornado

Os tornados são fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra.

Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, capaz de causar grande destruição em segundos a minutos. A escala Fujita, frequentemente usada para classificar a intensidade de tornados, varia de F0 a F5, sendo F5 o mais poderoso.

Os tornados geralmente se formam em áreas onde massas de ar quente e úmido encontram massas de ar frio e seco, criando condições ideais para o desenvolvimento desses vórtices.

Tornados ocorrem em muitas partes do mundo, incluindo Austrália, Europa, África, Ásia e América do Sul. Até a Nova Zelândia relata cerca de 20 tornados por ano. Duas das maiores concentrações de tornados fora dos Estados Unidos são nas latitudes médias da América do Sul e em Bangladesh.

Cerca de 1.200 tornados atingem os Estados Unidos anualmente. Como os registros oficiais de tornados datam apenas de 1950, não se sabe o número médio real de tornados que ocorrem a cada ano. Além disso, os métodos de detecção e relato de tornados mudaram muito nas últimas décadas, o que significa que a estatística hoje considera tornados que no passado não entrariam na contabilidade. O Brasil não possui um banco de dados robusto sobre estas ocorrências no país ao longo da história e projetos de verificação e contabilidade de eventos são incipientes.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.