Anúncios

Tempestades severas atingiram o Uruguai nas últimas horas com rajadas de vento muito fortes a intensas localizadas e que chegaram a 125 km/h, provocando danos em pontos do país vizinho.

Vento acima de 100 km/h atingiu Paysandú | MARISA VIERA

As condições de tempo severo eram esperadas e foram amplamente alertadas devido ao avanço de uma frente fria com um centro de baixa pressão neste domingo na foz do Rio da Prata.

Como previsto, as condições de tempo severo atingiram com mais força localidades situadas no chamado “Litoral Oeste”, junto e nas proximidades da fronteira com a Argentina.

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) havia emitido alerta que o avanço de uma frente fria do Sudoeste para o Nordeste do país favoreceria a formação de tempestades muito fortes e, em pontos isolados, severas. O instituto destacava o risco de rajadas de vento muito fortes, intensa atividade elétrica, queda de granizo e chuva localmente abundante.

A MetSul também advertiu para o risco de tempestades localmente severas com vento muito intenso localizado e com danos. Modelos de alta resolução da MetSul apontavam alta probabilidade de vento isolado extremamente forte com risco de “turbonadas” em que as muito localmente as rajadas poderiam atingir 100 km/h a 130 km/h.

Tal prognóstico se confirmou. Estação meteorológica automática particular instalada na localidade de Nuevo Paysandú, no departamento de Paysandú, no Oeste do país, marcou uma rajada de vento de 125,5 km/h às 4h deste domingo. Estação automática do Instituto Uruguaio de Meteorologia apontou rajada de vento de 149,8 k/h em Young, no departamento de Rio Negro.

INUMET/REPRODUÇÃO

As tempestades severas com rajadas de vento localmente intensas causaram danos em La Tentación, no departamento de Paysandú, durante a madrugada. Houve quedas de árvores e falta de energia.

As autoridades do departamento de Río Negro informaram que a cidade de Young foi atingida por uma forte tempestade com intenso vendaval e 39 mm de chuva acumulada. Houve danos, queda de galhos e interrupções no fornecimento de energia. Árvores caíram sobre a Ruta 3, mas a via foi rapidamente liberada pelas equipes de emergência.

No final da manhã deste domingo, o mapa de estado de serviço da empresa nacional de energia UTE indicava ocorrências de falta de luz pelos temporais principalmente nos departamentos de Rio Negro, Soriano, Paysandú e Tacuarembó. O departamento mais afetado era de Paysandú, onde no final da manhã 6% de todos os clientes da empresa estavam sem energia.

Anúncios