A onda de tempestades no Centro-Sul do Brasil gerada por um ciclone extratropical profundo que se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul deixou um saldo trágico no estado do Rio de Janeiro, onde temporais com fortes ventos causaram estragos e ao menos três mortes.
O episódio mais grave se deu com o muro de uma obra da Cedae (empresa de saneamento) na cidade Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que desabou durante o temporal com saldo de três operários mortos.
Na cidade do Rio de Janeiro, o vendaval intenso fez com que o navio mercante Abreu e Lima, que estava em reparos na Ilha do Governador, se desprendesse do cais com o rompimento dos cabos de amarração, encalhando a cerca de 200 metros do estaleiro.
O temporal castigou na capital fluminense principalmente os bairros de Bangu, Grota Funda, Recreio e Jacarepaguá, na zona Oeste; Lapa e outras áreas do Centro; Ilha do Governador e Anchieta, na Zona Norte.
Na Ilha do Governador, árvore caiu sobre dois carros. Houve destelhamentos no Boa Vista e quedas de árvores nos bairros Marambaia, Pacheco e Laranjal. A Via Dutra, em Paracambi (RJ), teve o trânsito parcialmente bloqueado por queda de árvores. As fortes rajadas de vento afetaram as operações no Aeroporto do Galeão.
A queda da pressão atmosférica com ar quente e úmido gerou muitas áreas de instabilidade fortes no Sudeste do Brasil durante a tarde com chuva localmente forte e ainda vendavais isolados que localmente foram intensos. A pressão atmosférica caiu a apenas 1003 no Galeão. Valores tão baixos de pressão, que foram efeito do ciclone mil quilômetros ao Sul, são pouco comuns no Rio de Janeiro.
O vento no Aeroporto Internacional do Galeão chegou a 87 km/h. Estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram 86 km/h em Resende, 85 km/h em Seropédica e 84 km/h em Marambaia, na cidade do Rio de Janeiro.
O risco de temporais segue no Sudeste do Brasil à medida que a linha de instabilidade do Sul do Brasil avança para Norte. O começo desta sexta-feira é de alto risco de tempo severo no estado de São Paulo. Da tarde para a noite de sexta, novas e intensas áreas de instabilidade vão se formar no Sudeste com vendavais isolados e chuva localmente intensa, inclusive no Rio de Janeiro.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.