Anúncios

Onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul atinge o seu pico entre hoje (5) e amanhã (6) antes de uma frente fria que vai trazer uma virada no tempo no final desta semana com chuva e algum risco de temporais isolados.

Foto mostra chegada de frente fria

Frente fria porá fim à onda de calor e trará instabilidade maior no final da sexta e durante o sábado no Rio Grande do Sul | PABLO PASUCH/ARQUIVO

As tardes de hoje e amanhã serão as mais quentes da semana na maioria das cidades do estado, marcando o pico da onda de calor, com máximas acima de 35ºC em um grande número de municípios gaúchos e marcas até ao redor ou acima de 40ºC em alguns.

A tarde desta quinta-feira terá máximas de 37ºC a 40ºC em cidades do Oeste, Noroeste, Campanha, fronteira com o Uruguai, Centro e Vales. Na Grande Porto Alegre, a maioria das cidades terá entre 35ºC e 37ºC.

Amanhã, o último dia da onda de calor será o mais quente da semana em parte do estado, como no Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Em alguns pontos, a temperatura deve ficar entre 38ºC a 40ºC, como nos vales e no Noroeste.

Na região metropolitana, máximas entre 36ºC e 38ºC. Na Serra, algumas cidades podem atingir 33ºC a 35ºC, especialmente em fundos de vales. Máximas de 31ºC a 34ºC são esperadas no Litoral Norte com as maiores marcas em setores mais distantes da praia.

No Sul e na Campanha, ao contrário, frente fria começa a ingressar com aumento de nuvens e chuva irregular, moderando a alta da temperatura e várias cidades devem ter marcas ao redor ou pouco acima de 30ºC depois de vários dias acima de 35ºC.

A frente fria, à medida que começa a ingressar no Rio Grande do Sul, traz chuva isolada nesta sexta. Já de manhã em alguns pontos mais ao Sul gaúcho e até o fim do dia em setores localizados do Oeste, Sul, Centro e o Leste do estado. Como vai estar muito quente, não se afasta o risco de temporal localizado.

No sábado (7), o sistema frontal avança pelo Rio Grande do Sul. Traz chuva ainda no Sul no começo do dia, mas depois o tempo melhora na região. No decorrer do dia, a frente provoca instabilidade maior do Centro para o Norte do estado.

Será o dia em que o sistema trará precipitação para o maior número de cidades, apesar da distribuição irregular. Isoladamente, a chuva pode ser forte. O sábado tem alta chance de chover em Porto Alegre e no Litoral Norte, não se afastando precipitação por vezes moderada a forte em alguns pontos e mesmo o risco de temporais isolados.

Os volumes de chuva, no entanto, devem ser, em geral, baixos na passagem do sistema pelo território gaúcho. É possível que em alguns locais sequer chova durante a atuação do sistema frontal. Pontos localizados podem ter acumulados mais altos, como em áreas de entorno do Norte da Lagoa dos Patos e do Nordeste gaúcho.

Como ocorre na maioria das frentes frias de verão, o efeito na temperatura não é trazer frio e sim moderar o calor. Por isso, o calor persistirá no Oeste do estado no fim de semana, mas sem os valores extremos que vem se registrando. No restante do Rio Grande do Sul, as temperaturas estarão mais agradáveis durante o fim de semana e em várias cidades do Sul e do Leste do estado as máximas não devem alcançar os 30ºC no sábado e no domingo.

Anúncios