A onda de calor que se inicia no Brasil vai ganhar força em vários estados e trará um fim de semana de muito calor na maior parte do país, exceção de áreas mais ao extremo Sul do território nacional que sofrem a influência de ar mais frio com instabilidade, deixando as marcas baixas nos termômetros.
Na sexta-feira, a temperatura pelo segundo dia seguido atingiu 40ºC em Cuiabá, no Mato Grosso. Na véspera, os termômetros haviam indicado 41ºC na cidade que deverá ter uma longa sequência de dias com máximas iguais ou superiores a 40ºC.
A sexta-feira ainda anotou marcas perto de 40ºC em várias cidades do Mato Grosso do Sul com registros de 39,8ºC em Corumbá; 39,3ºC em Nhumirim; 38,7ºC em Água Clara; 38,6ºC em Porto Murtinho; e 38,4ºC em Miranda e Aquidauana.
No estado de São Paulo, o calor também foi forte. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram máximas na sexta de 36,3ºC no interior (Valparaíso) e de 31,5ºC na capital (Mirante de Santana).
O calor aumenta em São Paulo neste fim de semana. Muitas cidades do Oeste, do Centro e do Norte do estado, no interior, devem ter máximas à tarde perto e acima de 35ºC hoje e amanhã. Na cidade de São Paulo, as máximas nos dois dias ficam entre 31ºC e 32ºC.
No Centro-Oeste, o calor também aumenta um pouco. Em Cuiabá, as máximas tanto neste sábado como no domingo devem ficar entre 41ºC e 42ºC. Marcas perto e ao redor de 40ºC são esperadas ainda em vários locais do Mato Grosso do Sul. Em Goiás, calor intenso também deve ser esperado com 34ºC a 37ºC em muitos municípios goianos, inclusive na área de Goiânia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.