Anúncios

Uma onda de calor, a primeira do verão, atinge nesta virada de ano a Argentina e parte do Uruguai com temperaturas excessivamente altas e dias de extremo desconforto térmico em Buenos Aires e Montevidéu.

Praia de Pocitos, em Montevidéu, na manhã deste domingo (28). Capital uruguaia terá dias de calor muito intenso na terça (30) e na quarta (31) antes de um alívio na segunda metade da semana. | GUILHERME MARIANI

Ontem (27), a temperatura máxima chegou a 36,4ºC no Observatório Central da cidade de Buenos Aires, em Villa Ortúzar. No Uruguai, a máxima do sábado em Montevidéu foi de 34,5ºC em Melilla. A estação de referência do Prado indicou 33,6ºC. No interior do país, as máximas chegaram a 37,2ºC em Durazno e 37,3ºC em Florida.

A onda de calor que atinge a Argentina se intensificou nas últimas horas e se expandiu neste domingo, colocando o centro do país sob condições extremas de temperatura. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina, oito províncias estão em alerta amarelo por calor, além da Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA), em um episódio que deve persistir até o início de janeiro.

Estão sob alerta o Sul de Entre Ríos, Santa Fé e Córdoba, além do Norte de La Pampa, Misiones, o Leste de Mendoza e áreas do Sul e oeste de San Luis. Nessas áreas, as temperaturas máximas devem ficar persistentemente acima dos valores médios históricos para o período.

A MetSul Meteorologia prevê uma escalada da temperatura na cidade de Buenos Aires e na Grande Buenos Aires com o pior do calor na terça (30) e na quarta (31), quando as máximas na região da capital argentina devem ficar perto e ao redor de 40ºC.

O SMN alertou que este nível de calor pode ser perigoso, especialmente para crianças, idosos acima de 65 anos e pessoas com doenças crônicas. Diante disso, as autoridades reforçaram uma série de recomendações para prevenir casos de insolação e golpe de calor.

Entre as orientações principais está o aumento da ingestão de água ao longo do dia, sem esperar a sensação de sede. Também é recomendado evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, período em que os índices de calor costumam atingir os valores mais elevados.

Outras medidas incluem a preferência por refeições leves, com frutas e verduras, a redução da atividade física intensa nos horários mais quentes e o uso de roupas claras, leves e folgadas. Permanecer em ambientes ventilados ou climatizados também é apontado como essencial para reduzir os efeitos do calor excessivo.

Além do alerta por altas temperaturas, o SMN emitiu alerta amarelo para tempestades em 15 províncias, incluindo Corrientes, Chaco, Santiago del Estero, Tucumán, San Juan, La Rioja, Catamarca e Salta. Nessas regiões, há previsão de chuvas intensas, forte atividade elétrica e eventual queda de granizo.

No Uruguai, a primeira onda de calor do verão no Uruguai já está em andamento e vai persistir até quarta-feira (31). Os dias mais quentes devem ser a terça (30) e a quarta (31), mas o pior será o último dia do ano. O dia 31 deve ser extremamente quente em Montevidéu e em cidades do Centro para o Sul do país com marcas entre 35ºC e 40ºC.

A MetSul adverte que o calor intenso é péssima notícia no Sul do Uruguai, onde tem chovido pouco e os reservatórios de água se degradam com risco para a atividade agrícola e os produtores de leite. O calor excessivo agrava ainda o risco de incêndios florestais em departamentos do Sul do Leste do país.

Esta onda de calor vai ficar mais concentrada na região do Rio da Prata. Não se projeta que se estenda a todo o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas já estão altas com tendência de continuidade do calor.

Anúncios