Uma linha de tempestades intensas atravessou a região de Washington, D.C., na noite de quarta-feira, provocando inundações rápidas, quedas de árvores e rajadas de vento violentas. O fenômeno, que ocorreu entre 17h e 20h, hora local, foi impulsionado pelo calor extremo e alta umidade de mais um dia escaldante no verão norte-americano.
ANNA MONEYMAKER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL
Diferente das tempestades de terça-feira, que foram mais fortes perto da Baía de Chesapeake, os temporais de ontem concentraram sua maior intensidade na área do Beltway, que inclui a capital dos Estados Unidos e cidades vizinhas da Virgínia e de Maryland.
Árvores caíram com o forte vendaval em várias localidades da área da capital norte-americana, como Fairfax, Arlington e Alexandria, além de D.C. e parte de Prince George’s County.
A chuva veio com força impressionante. No Aeroporto Nacional Reagan, quase 25 mm de água caíram em apenas 20 minutos, com ventos que chegaram a 88 km/h. A força da precipitação foi tanta que a água invadiu um dos corredores do aeroporto. A média de chuva na região ficou entre 25 mm e 38 mm, com registros superiores a 50 mm a Nordeste do Beltway.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de enchente repentina para D.C. e áreas vizinhas. Em redes sociais, moradores divulgaram imagens de ruas alagadas em vários pontos da capital e de Alexandria, com destaque para a área próxima à estação de metrô Braddock. Um carro foi visto submerso na Calvert Street, no Noroeste de Washington.
No auge da tempestade, por volta das 18h40, foi detectada uma pequena rotação sobre a área da capital norte-americana, o que levou à emissão de um alerta de tornado. O aviso se estendeu até Takoma Park e Chillum, em Maryland, mas não houve registro de um tornado no solo.
Ao menos 30 quedas de árvores foram relatadas em áreas como o Centro e o Sudeste da cidade. No bairro de Bloomingdale, uma árvore de grande porte caiu, causando danos a veículos estacionados.
Após a passagem da chuva, surgiram arco-íris brilhantes ao entardecer, alguns acompanhados por relâmpagos, criando uma rara e impressionante combinação de beleza e força da natureza.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.