A chuva retorna ao Sul do Brasil nas próximas horas com a região ainda sofrendo efeitos da onda de tempestades severas e tornados que trouxe estragos e destruição em dezenas de cidades com saldo de oito vitimas por efeito do ciclone extratropical da sexta e do sábado.

Chuva retorna aos estados do Sul neste meio de semana | IARA PUNTEL
Embora o sol apareça neste momento nos estados do Sul, o tempo deve começar a se instabilizar já a partir da noite desta terça com a formação de nuvens que podem causar chuva fraca e isolada em alguns poucos pontos, especialmente do Rio Grande do Sul.
A instabilidade tende a aumentar no decorrer desta quarta-feira, quando a chuva vai alcançar um maior número de pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, inclusive cidades afetadas por tornados na última sexta.
Entre a madrugada e de manhã nesta quarta, a cobertura de nebulosidade aumenta e se prevê chuva localizada em diferentes pontos dos três estados do Sul, notadamente nos territórios gaúchos e catarinense. Da tarde para noite, amanhã, haverá chuva isolada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
Enfatizamos e recomendamos atenção ao fato que não deve se esperar um dia de tempo fechado e chuvoso durante esta quarta-feira com instabilidade muito pouco organizada e predominantemente localizada.
Com isso, apesar da atmosfera instável, o sol vai aparecer com nuvens no decorrer do dia na grande maioria das cidades, mesmo em localidades que vierem a ter chuva em parte desta quarta-feira.
O que vai chamar atenção nesta quarta será o tempo abafado com ar quente e úmido em enorme contraste com as condições atmosféricas de ontem e anteontem, dias de tempo seco e com temperatura agradável.
Faz calor nesta quarta-feira no Sul do Brasil, mesmo com a atmosfera instável e chuva em parte do dia em diversas cidades. O Norte do Paraná deve ter máximas variando de 33ºC a 36ºC. No Rio Grande do Sul, a maioria dos municípios deve ter marcas à tarde entre 28ºC e 30ºC.
Em setores do Oeste gaúcho, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre, as máximas à tarde nesta quarta-feira podem atingir 30ºC a 32ºC, em alguns pontos os termômetros podem indicar temperaturas tão altas quanto 33ºC a 34ºC.
Na quinta-feira, o sol aparece e não chove em quase todo o Rio Grande do Sul. Qualquer instabilidade será bastante localizada e mais concentrada na Metade Norte do estado. Já em Santa Catarina e no Paraná, embora o sol apareça com nuvens em diferentes locais, chove de forma isolada de manhã e da tarde para a noite em muitos pontos dos dois estados.
Volumes de chuva
A MetSul Meteorologia destaca que a chuva será por demais irregular e mal distribuída no Sul do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira com acumulados muito variáveis de um ponto para outro e predominantemente baixos na maioria das localidades onde chover.
Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva acumulada em 72 horas até às 21h de quinta-feira dos modelos europeu (ECMWF), alemão (Icon) e o de alta resolução WRF da MetSul inicializado com o modelo europeu. Todos podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui).

METSUL

METSUL

METSUL
Como se observa dos mapas, precipitações tendem a ser muito irregular e notadamente mal distribuídas. Somente pontos muito isolados podem registrar acumulados mais altos. Onde pode chover muito e com volumes isoladamente até excessivos é no Paraguai e no Sul do Mato Grosso do Sul.
A irregularidade da chuva deve ser tão pronunciada que haverá cidades em que sequer deve chover entre esta quarta e a quinta-feira, especialmente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul.
Há risco de temporais?
O cenário meteorológico é radicalmente distinto da última sexta-feira, quando o Sul do Brasil enfrentou uma onda de tempestades severas sob condições atmosféricas muito instáveis por um profundo centro de baixa pressão que deu origem a um ciclone.
Desta vez, conforme a análise da MetSul Meteorologia, o risco de tempo severo é muito menor, embora existente. No Rio Grande do Sul, a possibilidade de temporais é menor e quaisquer ocorrências serão bastante isoladas e principalmente na forma de granizo muito localizado.
Já Santa Catarina e o Paraná tem maior risco de temporais, apesar de nada comparável com o quadro da sexta. Com a atmosfera quente e úmida, temporais isolados não são afastados nesta quarta, mas o risco é maior da tarde para a noite de quinta-feira.
Onde é alto o risco de tempo severo com tempestades localmente fortes a severas é em províncias do Nordeste da Argentina como Chaco e Formosa assim como no Paraguai. Em território paraguaio, algumas tempestades podem vir com volumes excessivamente altos de chuva (100 mm a 200 mm) em poucas horas com raios e granizo.
