O tempo muda nesta segunda-feira em todo o Rio Grande do Sul depois de um fim de semana ensolarado e com madrugadas frias por conta da atuação de um centro de alta pressão. O estado teve mínimas de 1,8ºC em Pinheiro Machado no sábado e de 4,9ºC em Pedras Altas.

Porto Alegre (foto) terá o retorno da chuva nesta segunda-feira | ALEX ROCHA/PMPA
Em parte do território gaúcho, como antecipado, a mudança do tempo já tem início neste domingo. Imagens de radar meteorológico mostravam chuva no final da tarde ingressando pela fronteira com a Argentina, no Oeste gaúcho.
A grande e mais generalizada mudança do tempo ocorre no Rio Grande do Sul durante a segunda-feira por conta de um centro de baixa pressão que vai avançar do Nordeste da Argentina para o estado, instabilizando a atmosfera.
A nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza em todo o estado com chuva no decorrer do dia. Já chove desde cedo em algumas regiões, como o Centro, o Oeste e o Sul.
Mais ao Norte, Leste e o Nordeste do estado, podem ocorrer algumas horas de sol e nuvens antes da chegada da chuva. São os casos do Planalto Médio, Serra, Litoral, vales e Grande Porto Alegre.
Há risco de chuva por vezes forte, especialmente em pontos entre o Oeste e o Centro gaúcho com acumulados de 30 mm a 50 mm e em alguns pontos até de 50 mm a 75 mm ou mais.
Com a instabilidade, a temperatura pouco sobe e muitas cidades sequer alcançam os 20ºC nesta segunda-feira, especialmente no Oeste, no Centro, fronteira com o Uruguai e na Campanha.
Na região metropolitana, o sol pode chegar a aparecer com nuvens cedo, mas a nebulosidade aumenta e o céu passa a nublado e depois encoberto. O tempo muda e o tempo se instabiliza com chuva ao longo do dia. Instabilidade maior é indicada para a Grande Porto Alegre da tarde para a noite.
Com a instabilidade, a temperatura pouco sobe e muitas cidades sequer alcançam os 20ºC nesta segunda-feira, especialmente no Oeste, no Centro, fronteira com o Uruguai e na Campanha. Na região metropolitana, onde a chuva tarda um pouco mais a chegar, as máximas ficam entre 22ºC e 23ºC na maioria das cidades.

Temperatura projetada pelo modelo alemão Icon para 15h d segunda | METSUL
Conforme alerta publicado mais cedo neste domingo pela MetSul, a chuva em parte do Rio Grande do Sul deve ser por vezes moderada a forte com ocasionais raios. O maior risco de chuva forte nesta segunda é em cidades do Centro para o Oeste gaúcho.
Já na terça, a chance de chuva localmente moderada a forte alcança a maioria das regiões, exceto o Oeste, devendo ser o dia com os maiores acumulados de precipitação na área de Porto Alegre.
O risco de temporais nestes dois dias não é alto, considerando a baixa temperatura, mas se ocorrerem vão ser bastante isolados e pontuais, especialmente com granizo pela atmosfera resfriada.
Os volumes associados ao episódio de instabilidade podem ser altos em algumas cidades, embora não se antecipe chuva volumosa em todo o estado. A maioria das cidades deve ter acumulados de 30 mm a 50 mm, mas em vários pontos os volumes de chuva nesta primeira metade da semana podem passar dos 50 mm, ou seja, metade da média de abril inteiro. Simulações apontam a possibilidade de acumulados acima de 100 mm em alguns pontos.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.