Anúncios

Otávio Severo/Porteira Adentro

A semana que começa, depois de dois episódios de precipitação no território gaúcho nos últimos dez dias, trará novamente chuva para o Rio Grande do Sul. Ar muito quente e úmido, logo instável, cobre o Norte da Argentina e já foi responsável ontem por chuva isolada no Oeste gaúcho.

As precipitações desta semana serão irregulares com volumes baixos em muitas áreas e elevados em algumas. Nestas em que os acumulados tendem a ser mais altos, é alta a probabilidade de pancadas torrenciais de curta duração em que os volumes são altos em curto período. 

Projeção de chuva de 72h do modelo WRF

Projeção de chuva para a semana do modelo ICON

As regiões que mais devem ser beneficiadas são o Oeste, o Noroeste e parte do Norte do Estado. Hoje, a chuva afeta principalmente locais da Metade Oeste, mas pancadas isoladas podem atingir outros pontos do interior. Já no dia de amanhã, a instabilidade será observada já de manhã em alguns pontos, entretanto será da tarde para a noite que a chuva deve atingir muito mais pontos do Rio Grande do Sul e na maioria das regiões. Na quarta-feira, as precipitações diminuem e serão mais isoladas.

Como a MetSul tem destacado, a normalização do quadro depende de chuva mais regular e com maior frequência. O padrão de chuva até agora em janeiro traz um alívio em muitas cidades do Estado, contudo ainda não foi suficiente para acabar com a estiagem que deixa mais de 60 municípios em situação de emergência até o momento no Rio Grande do Sul.