Porto Alegre (foto) terá noites amenas na maior parte da semana | FERNANDO OLIVEIRA

O Rio Grande do Sul ainda teve frio na madrugada deste domingo numa sequência de noites de temperatura baixa que teve início no final da semana passada com o ingresso de uma massa de ar frio de maior intensidade no Centro-Sul do Brasil.

As menores mínimas deste domingo se deram todas em estações automáticas particulares, muitas delas em baixadas, onde esfriou muito mais. Conforme os dados, as mínimas foram de 3,5ºC em São José dos Ausentes, 4,6ºC em Soledade, 5,6ºC em Getúlio Vargas, 6,1ºC em Cambará do Sul, 6,6ºC em São Francisco de Paula, 7,1ºC em Canela e 7,9ºC em Vacaria.

O frio se fez sentir também na última madrugada na Grande Porto Alegre com mínimas de 9,3ºC em Gravataí, 9,7ºC em Novo Hamburgo, 10,6ºC em Nova Santa Rita e 11,3ºC em Campo Bom.

Em Porto Alegre, a diferença de temperatura entre as duas estações oficiais da cidade, do Instituto Nacional de Meteorologia, foi notável. Enquanto na estação de referência do bairro Jardim Botânico (zona Leste) a mínima foi de 15,1ºC, na estação de Belém Novo (zona Sul) a temperatura desceu a 11,4ºC.

Embora o frio cedo, a tarde foi até quente para a segunda metade de abril em mais um dia de grande amplitude térmica, como se previa. Nas estações oficiais, as máximas chegaram a 29,6ºC em Campo Bom, 29,0ºC em São Luiz Gonzaga, 28,9ºC em Teutônia, 28,4ºC em Uruguaiana e 28,0ºC em Quaraí.

O frio, entretanto, cede e bastante neste começo de semana com marcas amenas no começo da manhã nesta segunda na maioria das cidades gaúchas. Vento, nuvens e ar mais úmido em altitude devem impedir mínimas tão baixas como nos últimos dias nos Aparados.  Em Porto Alegre, a mínima deve ficar em torno de 16ºC a 17ºC na maioria dos bairros.

Tanto na terça-feira como na quarta se espera a maior presença de nuvens no Rio Grande do Sul com instabilidade em diversas regiões, o que, naturalmente, impedirá uma maior queda da temperatura durante a noite desta forma mínimas baixas. Muitas cidades devem ter mínimas acima dos 15ºC.

No final desta semana, mesmo sem uma massa de ar frio, o perfil muito seco da atmosfera deve voltar a trazer mínimas baixas em diversas cidades e que podem cair abaixo de 5ºC com geada fraca na região de São José dos Ausentes.

Aliás, o ingresso de ar mais quente em altitude com tempo aberto e resfriamento noturno maior em superfície vai favorecer inversão térmica em camadas baixas da atmosfera e ocorrência de nevoeiro no final desta semana em diversas cidades gaúchas.