As nuvens de tempestades impressionaram os veranistas nas praias gaúchas durante a grande mudança do tempo ocorrida na tarde deste sábado (27) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Chegada do temporal em Torres | DIEGO OSELAME
A mudança do tempo ocorreu após horas de sol e calor na parte da manhã e no começo da tarde com temperatura muito alta, o que levou muita gente para a beira da praia nos balneários.
A temperatura neste sábado no Litoral Norte chegou a 36,3ºC em Osório; 35,2ºC em Maquiné; 33,2ºC em Tramandaí; 32,2ºC em Xangri-lá e a 31,4ºC em Capão da Canoa.
Embora o aspecto assustador, as nuvens muito carregadas não chegaram a provocar consequências mais severas. Houve chuva forte de curta duração, mas as estações de monitoramento não indicaram rajadas intensas de vento.
As nuvens provocaram raios, o que é sempre um risco com a praia cheia. Ao menor sinal de trovoadas, o recomendável é imediatamente deixar a faixa de areia e buscar um local protegido.
Na maioria das praias, o que os veranistas observaram foram nuvens do tipo arco, também chamadas de arcus ou shelf clouds, formações associadas a tempestades fortes, especialmente aquelas com linhas de instabilidade e sistemas convectivos intensos.
Elas aparecem como uma grande faixa horizontal de nuvem, com aspecto de arco ou “prateleira”, avançando à frente da tempestade. Esse tipo de nuvem se forma quando o ar frio e denso produzido pela chuva intensa e pelas correntes descendentes da tempestade avança rente ao solo e força o ar quente e úmido à frente a subir rapidamente.
IMAGEM | Chegada da nuvem de temporal hoje (27) à tarde em Tramandaí, Litoral Norte gaúcho. 📷 Cris Mach pic.twitter.com/seJ0cvysF8
— MetSul.com (@metsul) December 27, 2025
IMAGEM | Chegada da nuvem de temporal hoje (27) à tarde em Torres, Litoral Norte gaúcho. 📷 @gabriel_zapa pic.twitter.com/yynKVlolc1
— MetSul.com (@metsul) December 27, 2025
O resultado é uma nuvem baixa, escura e visualmente impressionante, que costuma anteceder rajadas de vento, chuva forte e, em alguns casos, granizo, funcionando como um claro sinal da chegada iminente de tempo severo.
As nuvens prateleiras, vistas em várias praias, se dão quando o ar mais quente se eleva em camada acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem.
Neste domingo, o sol aparece com nuvens nas praias e novamente faz calor com intenso abafamento, o que vai favorecer outra vez a formação de áreas de instabilidade de natureza convectiva (calor e umidade) que podem trazer chuva e temporais isolados da tarde para a noite.
