Anúncios

Nuvens muito carregadas no início da tarde em Livramento | ANDERSON ALVES

O tempo começou a mudar no Rio Grande do Sul entre o final da manhã e o começo da tarde desta quinta-feira a partir da fronteira com o Uruguai. Nuvens muito carregadas que se formaram durante a manhã sobre o território uruguaio avançaram para a região de fronteira e cobriram o céu de Livramento.

Conforme alerta da MetSul Meteorologia, a instabilidade aumenta muito no Rio Grande do Sul entre a segunda metade desta quinta-feira e a sexta com o deslocamento de um centro de baixa pressão do Nordeste da Argentina para o território gaúcho.

A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do começo da tarde mostrava a instabilidade rapidamente aumentando no Rio Grande do Sul com as nuvens mais carregadas nas imediações de Livramento e Dom Pedrito, perto da fronteira.


Pancadas de chuva devem ser esperadas na maioria dos municípios do estado entre a tarde e a noite desta quinta e durante a sexta-feira, sendo provável que chuva com volumes altos em alguns pontos, embora sejam previstas precipitações irregulares e mal distribuídas.

A chuva da tarde e noite de hoje, embora atinja a maior parte do território gaúcho, ainda será irregular e com enorme variabilidade de volumes de um ponto para outro, inclusive dentro da área urbana de uma mesma cidade.

Assim, setores de um município podem ter uma pancada forte a torrencial enquanto a poucos quilômetros, na mesma cidade, chove pouco ou nada. Na Metade Oeste, tão carente de chuva, hoje é o dia com maior probabilidade de chover e mesmo assim não chove em todos os pontos da região.

Uma “parede” de nuvens carregadas alcançou Livramento | FABIAN RIBEIRO

Amanhã, a instabilidade será acentuada ainda com expectativa de chuva na maioria das regiões, e que será localmente forte e com risco de alguns temporais com aguaceiros. Já chove entre e madrugada e de manhã em diversos pontos, prosseguindo o tempo instável alternado com aberturas de sol à tarde. Algumas cidades ainda devem ter chuva à noite. Mais a Oeste, muitas áreas não devem ter precipitação amanhã.

O alerta da MetSul destaca que a chuva pode ter volumes elevados a excessivos em setores muito isolados. “Se no inverno áreas de baixa pressão costumam trazer episódios de chuva intensa e volumosa, o risco é ainda maior no verão com a atmosfera mais aquecida e instável”, pontua o aviso. Este risco de chuva com volumes localizados muito altos será maior principalmente no Sul e no Leste gaúcho.

 

Anúncios