A tarde deste sábado é de enorme contraste térmico no Rio Grande do Sul pela presença de nuvens baixas em parte do estado. Cidades do Oeste e do Noroeste têm uma tarde agradável e até um pouco quente para julho enquanto no Sul e no Leste do estado faz frio.
METSUL
O que está provocando as nuvens baixas é um fenômeno chamado de inversão térmica, em que a temperatura do ar acima da camada perto da superfície é mais alta, o oposto do comportamento normal da atmosfera que é mais fria à medida que a altitude é maior.
Em condição normal, ar com temperatura mais alta está perto da superfície e mais frio em camadas superiores. Na inversão, camada de ar com temperatura mais alta está acima do ar frio próximo ao solo.
Como o ar frio é mais denso e permanece estagnado perto do solo, a umidade relativa aumenta, facilitando a condensação do vapor d’água em gotículas, originando o nevoeiro e as nuvens baixas.
Às 15h deste sábado, a temperatura no setor quente (com tempo aberto) do Rio Grande do Sul atingia, nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia, 24,6ºC em Frederico Westphalen; 23,4ºC em São Borja; 22,7ºC em Palmeira das Missões; 22,1ºC em Passo Fundo; 21ºC em Erechim; 21,1ºC em Soledade; e 20,5ºC em Lagoa Vermelha.
No mesmo horário, no setor frio (com nuvens baixas), fazia na rede oficial 10,9ºC em Camaquã; 11,6ºC em Rio Pardo; 11,9ºC em Rio Grande; 12,7ºC em Canguçu; 13,1ºC em São Vicente do Sul; 13,2ºC em Caçapava do Sul e Jaguarão; e 13,5ºC em Encruzilhada do Sul.
Na rede de estações particulares, as diferenças eram ainda maiores. Enquanto no meio da tarde deste sábado fazia 8,7ºC em estação de Encruzilhada do Sul, estação em Santa Rosa estava com 26ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.