Anúncios

Uma grande nuvem rolo em baixa altitude sobre o Rio da Prata espantou e surpreendeu muitos moradores de Montevidéu, capital do Uruguai, na manhã ensolarada de ontem (23) na cidade. A nuvem não trouxe conseqüências para a cidade, mas proporcionou belas imagens que nos foram enviadas via Twitter e Facebook por nossos amigos leitores uruguaios (fotos de Antonio Bilhoto, Ricardo Cordero, Gabriel Olaso Arbiza, Luis Gutierrez, Rodrigo Carrere, Damian Bolla e também @leotolve).



O que ocorreu em Montevidéu foi uma nuvem rolo (nube rodillo em Espanhol), mas que é conhecida mundialmente como Morning Glory ou Glória da Manhã. De que se trata? É uma nuvem em forma de rolo que pode atingir extensões de centenas de quilômetros com largura, em regra, de um a dois quilômetros. A crença é que se formam por gradiente (diferença) de vento e umidade nos diferentes níveis de altitude. À medida que avança o dia com a presença do sol e aquecimento, tende a se dissipar. A nuvem de ontem sobre o Rio da Prata chegou a ser captada em imagem de satélite em alta resolução da NASA.



Este tipo de nuvem rolo foi vista mais recentemente aqui no Brasil em Vitória, no Espírito Santo, no começo do mês passado. Diferentemente de Montevidéu, a nuvem associada a uma frente fria trouxe vento forte com alguns danos na capital capixaba no dia 5 de agosto. Houve casos de destelhamentos, quedas de árvores e um avião teve que arremeter por baixa visibilidade.

Anúncios