Boletim da Defesa Civil Estadual do começo da manhã desta quinta-feira indicou que o número de pessoas fora de casa pelas enchentes no Rio Grande do Sul disparou. Ontem, às 7h da manhã, era de 9,6 mil pessoas. Hoje é de 22 mil pessoas. De acordo com o boletim são 16.373 desalojadas e 5.191 desabrigadas no Estado. São 42 municipios em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública. Pelo menos 12 rodovias do Rio Grande do Sul ainda enfrentam bloqueios pela chuva.


O Rio Grande do Sul ainda não deixou a situação de emergência enfrentada pela intensa precipitação da última semana e o domingo, e a chuva já retorna ao Estado. Pior, para as áreas afetadas pelas inundações. Frente quente se forma e traz instabilidade. Chove em diversas regiões, especialmente do Centro para o Norte do Estado. Na Metade Norte, a chuva é até localmente forte e com raios, não se descartando granizo isolado. Apesar do retorno da instabilidade, o sol aparecerá hoje com nuvens em muitos pontos do Estado, sobretudo na Metade Sul e até em alguns pontos mais ao Norte que tiveram chuva em parte do dia. Amanhã, parte do dia tem chuva (localmente forte a intensa com risco de granizo isolado) do Centro para o Norte do Estado, mas a frente quente começa a recuar para o Sul, onde atuará com força no final do dia. No sábado, o sol aparece com nuvens e forte calor na maioria das regiões, mas no Extremo Sul, fronteira com o Uruguai e na área Sudoeste do Estado (região de Uruguaiana) podem ocorrer períodos de chuva intensa e com possibilidade mesmo de temporais isolados.


O Rio Uruguai atingiu seu pico ontem em São Borja/Santo Tomé com 17,34 metros entre 9h e 12h para depois estabilizar. Desde ontem a noite está baixando e às 6h desta quinta estava com 16,89 metros. Deve seguir baixando, mesmo que chova na região. Realidade é distinta em Itaqui/Alvear e em Uruguaiana que não tiveram ainda o pico da cheia. O rio estava com 13,08 metros às 6h da manhã, 38 cm a mais que no mesmo horário ontem. Já em Uruguaiana/Paso de Los Libres, o Uruguai está com 10,30 metros, 40 cm a mais que no mesmo horário ontem. O Oeste do Uruguai e áreas ribeirinhas da província argentina de Entre Rios terão grande cheia do Rio Uruguai nos próximos dias, e vão ser milhares os afetados pela inundação.