Anúncios

Fortes áreas de instabilidade se formaram na madrugada desta quarta-feira no Noroeste do Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul com chuva localmente intensa e temporais localizados acompanhados de raios. A previsão da MetSul Meteorologia indica que a instabilidade persiste no decorrer desta quarta e avança nas próximas horas pelo Norte do território paranaense, atingindo as áreas de Maringá e Londrina.

METSUL

A instabilidade já ingressa no estado de São Paulo a partir do Oeste e ao longo do dia se intensifica e alcança diferentes pontos do interior paulista com chuva e alto risco de tempestades localizadas que podem provocar vendavais e granizo.

As condições de tempo instável com risco de fenômenos severos decorrem de área de baixa pressão atmosférica que atua entre o Norte da Argentina e o Paraguai. Com o ar tropical quente e úmido, sob a baixa pressão, a atmosfera se instabiliza.

O Paraná ainda se recupera de uma onda de tempestades no último fim de semana. A Defesa Civil paranaense já enviou 6,8 mil telhas a municípios afetados pelos temporais, vendavais e chuvas de granizo. O órgão mantém um estoque com cerca de 100 mil telhas em seu Centro Logístico, em Curitiba, para atender rapidamente as cidades em casos de desastre, mas deverá fazer um reforço nesse montante com a aquisição de mais 50 mil unidades.

Isso porque os municípios ainda estão levantando os estragos causado pelas tempestades severas e devem continuar demandando ajuda da Defesa Civil. Além das telhas, também foram entregues cestas básicas e kits de limpeza, higiene e dormitório.

Já foram atendidas as cidades de Quinta do Sol, Barbosa Ferraz, Santa Fé, São João do Ivaí, Jandaia do Sul, Pitangueiras, Cambira, Bom Sucesso, Campo Mourão e Marialva.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 14h da terça-feira, as ocorrências atingiram 36 cidades e afetaram aproximadamente 10 mil pessoas. Entre estas, 1.776 ficaram desalojadas e 100 estão desabrigadas. O levantamento mostra que 5.984 casas ficaram danificadas.

Até o momento, 17 municípios estão com indicativo para situação de emergência. A cidade de Rolândia já elaborou o decreto, que ainda será homologado pelo governo estadual.

Os outros municípios atingidos são Alto Piquiri, Alvorada do Sul, Araruna, Araucária, Assis Chateaubriand, Astorga, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Cambira, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Corbélia, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Entre Rios do Oeste, Fênix, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Kaloré, Lapa, Leópolis, Lobato, Mandaguaçu, Marialva, Marumbi, Miraselva, Nova Aurora, Ouro Verde do Oeste, Peabiru, Pitangueiras, Planalto, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Ribeirão Claro, Rolândia, Santa Fé, Santa Helena, São João do Ivaí, Sertaneja e Toledo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios