Nova massa de ar frio vai invadir o Brasil no começo da próxima semana e trazer uma queda significativa da temperatura, encerrando um períodos de calor com temperaturas muito altas em estados do Sul e do Sudeste, prevê a MetSul Meteorologia.
Uma área de alta pressão vai avançar do Pacífico para a Argentina e se estabelecer no começo da semana na altura da província de Buenos Aires, na Argentina, acompanhando a incursão da massa de ar frio no Cone Sul da América.
Será a segunda incursão de ar frio de maior intensidade no território brasileiro neste ano, entretanto os dados analisados pela MetSul indicam que não deve ser tão forte quanto que a chegou na primeira semana de janeiro.
Uma das formas de aferir a intensidade de uma massa de ar frio é a temperatura no nível de 850 hPa (1500 metros de altitude). Dados indicam que esta massa de ar frio pode ter temperatura neste nível (não em superfície) de 8ºC no Sul gaúcho, quando no começo do mês a primeira massa de ar frio chegou a ter 5ºC em 850 hPa na Campanha, ou seja, era mais fria.
Os dados indicam que a massa de ar frio avançará rapidamente pelo Leste da Argentina no final do sábado (17) e durante o domingo (18), começando a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Sul gaúcho ainda no domingo.
Na segunda-feira (19), o ar mais frio toma conta de grande parte da Região Sul e começa a atuar também em áreas do Sudeste e do estado do Mato Grosso do Sul com queda de temperatura. Na terça (20), o ar frio influencia o tempo mais no Leste da Região Sul e em pontos perto da costa do Sudeste, como no Leste de São Paulo e o Rio de Janeiro.
Os mapas a seguir mostram a evolução da massa de ar frio entre o domingo e a terça-feira a partir de dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), em que se observa como a abrangência da massa de ar frio será extensa.

METSUL
Trata-se de uma massa de ar frio de trajetória predominantemente marítima, como é o comum nos meses de verão, ao contrário da maioria das intensas incursões de ar polar dos meses de inverno em que a trajetória do ar gelado é continental, ou seja, pelo interior do continente a ponto de atingir a região amazônica.
Como o ar frio vai mexer com o tempo no Sul do Brasil
Como ocorre com as incursões de ar frio no verão, a massa de ar traz alívio do calor e ninguém deve esperar temperatura de inverno durante o dia. As noites ficam mais amenas ou até frias, conforme a localidade, e as tardes agradáveis. Além disso, estes episódios duram pouco tempo e logo volta a esquentar.
Os dados indicam que as madrugadas de segunda (19), terça (20) e quarta (20) terão temperatura abaixo da média no Rio Grande do Sul. Pontos do Sul do estado e Campanha podem anotar mínimas de 10ºC a 12ºC na segunda e na terça. Porto Alegre pode descer a 16ºC e 17ºC nas madrugadas de terça e quarta, mas a região metropolitana pode ter até 13ºC ou 14ºC em alguns pontos. Os pontos mais altos dos Campos de Cima da Serra podem anotar 5ºC a 7ºC nas madrugadas de terça e quarta.

METSUL
Em Santa Catarina, o frio será mais sentido no Planalto Sul pela altitude. Marcas ao redor ou pouco abaixo de 5ºC são esperadas nas madrugadas de terça e quarta. Assim, há uma condição limite para geada fraca e isolada em áreas de baixadas de São Joaquim. No Paraná, Curitiba pode chegar a ter 11ºC ou 12ºC no meio da próxima semana.
Efeitos na Região Sudeste
A massa de ar frio ingressa em São Paulo entre segunda (19) e terça (20), colocando fim a uma sequência de dias de instabilidade. As madrugadas de terça (20) a sexta (23) vão ser de temperatura baixa para esta época do ano com 14ºC a 16ºC, não se descartando marcas até menores em pontos da capital paulista. A maioria da tardes da semana que vem será amena a agradável na cidade de São Paulo.

METSUL
No Rio de Janeiro, o ar mais frio ingressa durante a terça (20). O principal efeito será trazer noites de temperatura mais agradável e moderar o calor durante o dia com máximas inferiores ao que é normal para esta época do ano, apenas ao redor dos 30ºC.
A incursão de ar frio vai trazer madrugadas de temperatura no meio da semana que vem em áreas de maior altitude do Sudeste entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, principalmente na Mantiqueira e no Sul mineiro.
Primeira massa de ar frio do ano trouxe até geada no começo do mês
Na primeira incursão de ar frio de 2026, no final da primeira semana deste ano, o frio chegou a provocar a formação de geada nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul de Santa Catarina, especialmente nas cidades de São Joaquim e São José dos Ausentes.
No Rio Grande do Sul, a temperatura mínima do dia 4 de janeiro foi de 2,4ºC em São José dos Ausentes. No dia 5, estações meteorológicas registraram 1,5ºC em São José dos Ausentes; 3,8ºC em Cambará do Sul; 4,0ºC em Pedras Altas; 4,1ºC em Soledade; 4,5ºC em Bom Jesus; e 4,9ºC em Pinheiro Machado.
Em Santa Catarina, no dia 5, os termômetros indicaram 0,9ºC em São Joaquim e 4,1ºC em Urubici. Outras regiões do estado, como o Oeste e o Meio-Oeste, tiveram marcas de um dígito com mínimas, por exemplo, de 5,9ºC em Lebon Régis; 6,6ºC em Fraiburgo; 7,1ºC em Caçador; 7,3ºC em Campo Belo do Sul; e 8,1ºC em Maravilha.
