Uma massa de ar frio vai começar a ingressar no Rio Grande do Sul nas próximas horas e trará uma sequência de noites de temperatura baixa e com formação de geada no Sul do Brasil, antecipa a MetSul Meteorologia.
METSUL
A MetSul destaca que não se trata de uma massa de ar frio intensa, diferentemente das duas poderosas incursões de ar de origem polar da segunda metade de junho e que foram responsáveis por numerosos dias de temperatura baixa e extremos de até -9ºC no Rio Grande do Sul e -10ºC em Santa Catarina no começo de julho.
Da mesma forma, não se antecipa uma onda de frio porque o número de dias em que a temperatura estará baixa tanto durante a noite como de dia será pequeno, em episódio de atuação limitada do ar frio.
A massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul ainda hoje com uma queda acentuada da temperatura no final desta quarta-feira em cidades mais ao Oeste gaúcho como Uruguaiana, Barra do Quaraí e Quaraí.
No decorrer da quinta, o ar frio avança e toma conta do Rio Grande do Sul e grande parte do Sul do Brasil, alcançando ainda áreas mais a Oeste e ao Sul do estado do Mato Grosso do Sul.
Por isso, a quinta-feira será um dia de frio no Rio Grande do Sul. A maioria das cidades gaúchas deve ter uma tarde de quinta com marcas de 10ºC a 13ºC nos termômetros, mas em várias a temperatura estará abaixo de 10ºC no meio da tarde.
Um centro de baixa pressão na costa ainda trará vento moderado e por vezes com rajadas em pontos do estado, o que com a temperatura baixa vai reforçar a percepção de frio com baixa sensação térmica.
As madrugadas mais frias devem ser as de sexta, sábado e domingo, mas, em particular, a de sábado na maior parte dos municípios. Não são esperadas mínimas extremas. Grande parte das cidades gaúchas e catarinenses deve ter marcas de 5ºC a 10ºC. Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense são esperadas marcas ao redor de 0ºC e negativas.
Ar seco e frio voltará a trazer geada
Com a chegada desta nova incursão de ar frio, os três estados do Sul do Brasil voltarão a ter geada, mas que não será nem tão forte nem tão generalizada, como no evento de frio extremo do fim de junho e o começo de julho.
Os mapas abaixo mostram a probabilidade de formação de geada para as madrugadas de sexta, sábado e domingo, de acordo com o modelo canadense. As previsões em mapas de geada podem ser consultadas a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
METSUL
METSUL
METSUL
Como se observa nos mapas, na sexta a geada deve se concentrar mais a Oeste, uma vez que a baixa pressão na costa estará trazendo vento, nuvens e instabilidade para locais mais a Oeste. No sábado, a geada afeta um maior número de cidade. No domingo, por sua vez, com o enfraquecimento do ar frio, deve gear em menos locais.
Episódio curto de frio
Este episódio de frio será de muito curta duração, antecipa a MetSul Meteorologia. Por ser uma massa de ar frio não forte e pequena em abrangência, o resfriamento vai ser bastante temporário e logo voltará a aquecer.
Por essa razão, a tendência é que o frio à tarde se limite mais à quinta e em alguns locais ainda na sexta. Já no fim de semana se espera que a temperatura suba acentuadamente com tardes de temperatura muito agradável. O ar seco, porém, permitirá que ainda faça frio durante a noite.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.