Anúncios

O Sistema Copernicus, serviço meteorológico e ambiental da União Europeia, publicou no final da madrugada desta quinta-feira uma imagem de satélite em alta resolução das enchentes que afetam Porto Alegre e a área metropolitana da capital gaúcha, forçando milhares de pessoas fora de suas casas.

SISTEMA COPERNICUS

A imagem foi captada pelo satélite Sentinel-2 do Sistema Copernicus na terça-feira, dia que foi de tempo aberto e que permitiu o registro da imagem. Ontem, choveu na região, o que não permitia a observação da enchente pelo satélite ante a presença de nuvens.


A segunda-feira, dia 20, foi o dia que marcou o transbordamento do Guaíba no início da manhã. Ao longo do dia, as águas se elevaram ainda mais e atingiam no final da segunda cotas superiores a 3,30 metros na régua do Cais Mauá.

O Guaíba enfrenta a terceira maior cheia em 150 anos e a mais grave em 82 anos. O pico da cheia se deu às 8h da terça-feira (21) com o Guaíba atingindo 3,46 metros, a maior cota desde a grande enchente de 1941, somente superada pelos 4,76 metros de 1941 e os 3,50 metros de 1873.


Após brevíssimo repique por vento Sul ontem, o Guaíba retomou a sua curva de baixa e estava com 3,03 metros no final da madrugada de hoje, devendo cair abaixo dos 3,00 metros da cota de transbordamento no Centro da capital ao longo do dia. Assim, o pior já passou.

A imagem de satélite mostra também as áreas da Grande Porto Alegre cortadas por outros dois rios, o Caí e o Sinos, que causaram inundações graves em municípios da área metropolitana como Canoas e Nova Santa Rita. A cheia do Sinos foi de médio porte, mas a do Caí foi uma das maiores da história.

O Rio Caí alcançou no domingo (19) a cota de 9,01 metros em Montenegro, segunda maior cota desde 1940, conforme dados do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). Cota só é superada pela marca de 9,20 metros da enchente de 1941.

Em São Sebastião do Caí, o rio atingiu a marca de 16 metros, a maior desde que a prefeitura local tem registros. Duas das três maiores enchentes no Vale do Caí desde 1940, portanto, se deram neste ano (junho e novembro). Em Nova Santa Rita, o rio superou a marca dos 7 metros.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios