Nova frente fria vai mudar o tempo em estados do Sul e do Sudeste do Brasil no final deste mês de outubro com chuva e alguns temporais isolados, uma semana depois de um outro sistema frontal ter mexido com o tempo em todo o Centro-Sul do país, antecipa a MetSul Meteorologia.
ECMWF
A frente, diferentemente da última que avançou muito rapidamente, terá deslocamento mais lento. Isso fará com que a sua atuação no Centro-Sul do Brasil comece no final desta semana e perdure até a metade da semana que vem, com o sistema frontal alternando períodos de enfraquecimento e intensificação.
Esta nova frente fria vai ganhar atividade e se intensificar sobre o Centro da Argentina e o Uruguai durante a sexta-feira, podendo trazer chuva já na sexta para pontos mais a Oeste do Rio Grande do Sul e áreas próximas da fronteira com o Uruguai.
No sábado, o sistema provoca chuva forte e temporais localizados no Oeste gaúcho e vai avançar pelo estado no decorrer do dia, enfraquecendo. Trará instabilidade para o Oeste, o Noroeste, o Centro e o Sul gaúcho. Áreas mais a Nordeste do estado, como entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, terão um dia de sol e abafamento, não se afastando chuva em alguns pontos no final do sábado.
No domingo, a frente traz chuva na Metade Norte gaúcha, em diferentes pontos de Santa Catarina, no Oeste e do Paraná e ainda para cidades próximas do Paraguai no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.
Na segunda-feira, o sistema frontal provoca chuva ainda no Norte e no Nordeste gaúcho assim como em grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Leva instabilidade também para vários setores do Mato Grosso do Sul e de forma isolada em São Paulo.
Na terça-feira, a frente fria se organiza mais e ganha força com chuva em vários pontos de Santa Catarina e do Paraná, além de muitas áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e diversos pontos do estado de São Paulo. A intensificação do sistema frontal será consequência do avanço de ar mais frio e de alta pressão pelo Centro e o Norte da Argentina.
Na quarta-feira da semana que vem, a frente fria deve levar chuva a várias cidades de São Paulo e o Rio de Janeiro, embora irregular, e ainda para pontos de Goiás e do estado de Minas Gerais. Na quinta, o sistema mantém o tempo instável com chuva isolada no Rio, Minas e Espírito Santo.
Frente fria vai trazer chuva irregular
Os dados analisados pela MetSul Meteorologia a partir dos principais modelos mundiais de previsão do tempo apontam que os volumes de chuva associados ao avanço desta nova frente fria devem variar muito de uma área para a outra.
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para sete dias dos modelo alemão, canadense, europeu e britânico para a Região Sul em que se observa como a chuva vai ter muito baixos volumes em algumas áreas e mais elevados em outros, casos do Oeste gaúcho e pontos entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná.
METSUL
METSUL
METSUL
METSUL
Já o mapa a seguir traz a projeção de chuva para dez dias do modelo matemático do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para o Sudeste do Brasil em que se constata como a chuva não deve ter altos volumes na maior parte da região com os acumulados mais altos em pontos de São Paulo.
METSUL
Na maior parte do Centro-Oeste, igualmente os volumes de chuva não serão altos com a atuação desta nova frente fria, mas pontos do Oeste do Mato Grosso e do Oeste e do Sul do Mato Grosso do Sul podem anotar chuva forte com acumulados localmente mais elevados de 50 mm a 100 mm ou mais.
Há risco de temporais com a frente?
Sim, temporais isolados de vento e granizo podem ocorrer no deslocamento da frente fria pelo Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil neste fim de semana e na primeira metade da próxima semana, mas serão ocorrências localizadas.
Precedendo a chegada da frente, ar mais quente deve ingressar em sua dianteira, o que fará com que haja calor em vários pontos do Sul do Brasil no final desta semana. Em São Paulo, a temperatura se eleva muito no fim de semana com calor intenso no domingo e na segunda, antes da chegada da frente.
O encontro da frente com o ar quente e o fato do sistema frontal ser impulsionado por ar frio de maior intensidade para a época do ano sugerem um risco de tempestades em pontos isolados, especialmente mais a Oeste do Sul do Brasil e no Centro-Oeste.
Como consultar os mapas
Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.