Anúncios

Frente fria impulsionada por uma massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil neste fim de semana e traz chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, não se descartando alguns temporais isolados durante a passagem do sistema frontal, projeta a MetSul Meteorologia.

O tempo começou a mudar no Rio Grande do Sul já ontem, apesar de a maiorias das áreas do estado ainda ter experimentado um dia de sol e nuvens altas com calor durante a tarde.

A formação de áreas de instabilidade pré-frontais trouxe chuva e raios no Oeste gaúcho durante a sexta com acumulados, em geral, baixos e altos apenas de forma isolada na região. Estações meteorológicas registraram chuva de mais de 40 mm na sexta em Barra do Quaraí, mas nos demais municípios do Oeste os volumes foram inferiores.

Onde não choveu durante a sexta fez calor. As máximas atingiram 34,2ºC em São Paulo das Missões e Jaguarão; 34,0ºC em Bagé, 33,2ºC em Candelária e Santa Cruz do Sul; 33,1ºC em Pelotas; 32,9ºC em Triunfo; 32,4ºC em Rolante e Bom Princípio; 32,3ºC em Vera Cruz; e 32,0ºC em Estrela.

Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram máximas ontem de 32,3ºC em São Leopoldo; 32,1ºC em Sapucaia do Sul; 31,8ºC em Novo Hamburgo, 31,6ºC em Cachoeirinha; 31,4ºC em Viamão; 31,2ºC em Gravataí; e 30,8ºC em Eldorado do Sul.

Em Porto Alegre, que igualmente teve uma jornada quente na véspera da chegada da frente fria, a máxima na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia do Jardim Botânico foi de 31,9ºC.

Calor ainda neste sábado em várias cidades

Antes da chegada da chuva pela frente fria, a temperatura ainda estará alta em parte do Rio Grande do Sul e faz calor neste sábado principalmente do Centro para o Norte do estado, o que inclui a região central, o Noroeste, Planalto, Serra, Alto e Médio Uruguai, Vales, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Os modelos reduziram a intensidade do calor que indicavam para este sábado nos vales e a Grande Porto Alegre pela maior presença de nebulosidade, mas o dia ainda será de calor com máximas ao redor e acima dos 30ºC em muitas cidades.

Chuva avança com a frente fria nas próximas horas

O tempo está instável com chuva já neste começo do sábado em pontos do Oeste. No decorrer do dia, a frente avança e leva chuva para a maioria das regiões gaúchas, exceção de localidades mais ao Norte e ao Nordeste do estado como do Alto Uruguai, Serra, Aparados da Serra e Litoral Norte que terão a chegada da chuva no domingo.

Ainda de manhã a chuva alcança pontos do Sul e do Centro do estado. Na Grande Porto Alegre, o tempo pode se instabilizar no final da tarde ou noite de sábado depois de horas de tempo quente e abafado com aumento de nebulosidade.

Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que você pode ter acesso clicando aqui, para a manhã, tarde e noite deste sábado e a madrugada do domingo, mostrando o avanço da frente fria.

METSUL

A tendência, como se vê, é que a máxima atividade frontal no Rio Grande do Sul ocorra no Oeste na manhã deste sábado com o enfraquecimento do sistema ao avançar pelo estado. Na área de Porto Alegre, a chuva chegaria na noite deste sábado.

O domingo começa com muitas nuvens e chuva em diversas áreas do estado, mas no Oeste e no Sul a nebulosidade diminui e o sol aparece sob ar mais seco e ameno. Na Metade Norte, ao contrário, a frente fria ainda atua com abundante nebulosidade, chuva e garoa ao longo do domingo com tendência de gradual melhora a partir do fim da tarde e à noite.

Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo muda com chuva neste domingo, entretanto a precipitação será bastante irregular amanhã nos dois estados. Chove até mais cidades catarinenses, mas no Paraná em muitos menos locais a ponto de sequer chover em diversos pontos do Norte, Nordeste e o Leste catarinense.

Volumes de chuva e risco de temporais

No avanço da frente fria, os volumes de chuva não serão altos na maioria das cidades e a tendência, no geral, é que os acumulados não excedam 20 mm ou 30 mm na maior parte dos municípios do Sul do Brasil neste fim de semana.

O mapa a seguir mostra a projeção de chuva acumulada até segunda-feira do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante também na seção de mapas.

METSUL

Já o risco de tempo severo, conforme avaliação da MetSul, não é alto. Podem ocorrer temporais isolados granizo e vento forte, no entanto tendem a ser ocorrências pontuais e bastante localizadas, afetando poucas cidades.

O que vai ocorrer neste sábado em várias regiões gaúchas e áreas de Santa Catarina e do Paraná é vento do quadrante Norte seco e quente com rajadas por vezes fortes pela atuação de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera de forte intensidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios