Anúncios

Uma pequena comunidade de poucas dezenas de moradores do Norte do Alasca, localizada a 70º de latitude Norte e a dois mil quilômetros do Polo Norte, centenas de quilômetros dentro do Ártico, ganhou atenção mundial nas últimas horas pela temperatura máxima que registrou durante a terça-feira que de tão alta passou as máximas de várias capitais do Nordeste do Brasil.

A temperatura na tarde de terça-feira atingiu 31,7ºC em Deadhorse. A marca superou o recorde de máxima na localidade que era de 29,4ºC, observado em 13 de julho de 2016. É a mais alta temperatura já observada tão ao Norte do Alasca, informou Brian Brettschneider, um climatologista do Alasca.

A temperatura está aquém do recorde histórico do Alasca para qualquer local no estado, que é de 37,7ºC, estabelecido em Fort Yukon em 27 de junho de 1915. Esse local fica mais ao Sul no interior do Alasca e não recebe influência de resfriamento do Oceano Ártico no verão, ao contrário da localidade de Deadhorse.

A temperatura da tarde da terça em Deadhorse foi tão alta que ficou perto de 20ºC acima do que é normal para a localidade nesta época do ano. A temperatura média máxima em Deadhorse atinge seu pico em julho, com 13ºC, de acordo com o Alaska Climate Research Center. Em agosto, a máxima média fica mais próxima de 10ºC.

Os ventos Chinook ajudaram a alimentar o calor recorde. Embora houvesse uma bolha quente de alta pressão de no Oeste do Canadá e no nordeste do Alasca, o que realmente determinou a alta temperatura foi o que é chamado de Chinook.

Essa é uma palavra usada em algumas áreas para descrever ventos que descem por terrenos mais altos, o que força as temperaturas a aumentar em elevações mais baixas por aquecimento adiabático, como ocorre em Santa Maria (RS) na presença de vento Norte.

O dado da comunidade do Alasca é tão surpreendente e fora da curva que a máxima de 31,7ºC em pleno 70ºN de latitude e às margens do Oceano Ártico ficou acima das máximas da mesma terça-feira de várias capitais do Nordeste do Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas na terça foram de 28,0ºC em Aracaju; 29,3ºC em João Pessoa; 27,3ºC em Maceió; 28,9ºC em Natal; e 27,3ºC em Salvador.

O Alasca é o estado norte-americano que mais aquece devido às mudanças climáticas. Embora todos os 50 estados dos Estados Unidos tenham aquecido desde 1970, o Alasca é o que registra aquecimento mais acelerado pela sua localização mais ao Norte e junto ao Ártico, uma das áreas do planeta em que o aquecimento está ocorrendo de forma mais rápida.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.