Anúncios

A noite desta sexta-feira é de temperatura muito alta e atípica para o inverno em várias cidades do Centro e da Metade Norte do Rio Grande do Sul a ponto de alguns municípios estarem com mais de 30ºC.

Mapa de anomalia de temperatura das 21h desta sexta | METSUL

Às 21h desta sexta-feira, estações meteorológicas automáticas indicavam 31,3ºC em Santa Maria; 31,2ºC em São Paulo das Missões; 30,8ºC em São Borja; 30,7ºC em Agudo; e 30,2ºC em Porto Vera Cruz.

Na Grande Porto Alegre, uma brutal diferença de temperatura entre o Sul e o Norte da área metropolitana. Às 21h, estações meteorológicas indicavam 30,2ºC em Campo Bom e 19ºC em Porto Alegre, 50 quilômetros ao Sul.

Muitas cidades da Metade Norte estavam às 21h com mais de 25ºC, que é temperatura muito alta para o horário. Mesmo na Serra, estações indicavam marcas altíssimas para o horário no inverno.

Estações apontavam às 21h temperatura de 27,7ºC em Nova Petrópolis; 27,1ºC em Bento Gonçalves; 26,8ºC em Farroupilha; 26,5ºC em São Marcos; 26,0ºC em Garibaldi; e 25,7ºC em Canela.

Por que a noite tão quente? Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera de grande intensidade traz ar muito quente para o Rio Grande do Sul nesta sexta na dianteira de uma frente fria.

À tarde, os termômetros indicaram no Noroeste marcas de 35,6ºC em Porto Xavier; 35,3ºC em Santa Rosa; 34,1ºC em Santo Ângelo; e 34,0ºC em São Luiz Gonzaga. Na Fronteira Oeste, 34,1ºC em São Borja. No Planalto, 32,5ºC em Espumoso. No Centro, 33,2ºC em Santa Maria. O calor impressionou na Serra Gaúcha com 32,4ºC em Nova Bréscia; 32,2ºC em Serafina Corrêa; 31,7ºC em Antônio Prado; 31,6ºC em Farroupilha; e 30,4ºC em Bento Gonçalves e Canela.

Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura. Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera.

A intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera provoca vento do quadrante Norte moderado com rajadas fortes a muito fortes. Ao interagir com morros, o vento quente da corrente de jato aquece mais a atmosfera. É o que explica as temperaturas altas desta noite em Campo Bom, Santa Maria e Agudo.

Ocorre um processo chamado de aquecimento adiabático que se  dá com massa de ar descendo na atmosfera e sofrendo compressão ao escoar pelo relevo devido ao aumento da pressão, elevando sua temperatura sem troca de calor com o ambiente.

Esse processo explica porque áreas próximas a serras podem registrar calor intenso em situações de vento descendente. A corrente de jato de baixos níveis, ao interagir com o relevo, intensifica esse efeito: o ar úmido e quente é forçado a subir na encosta de barlavento, perde parte da umidade, e ao descer no lado de sotavento aquece rapidamente, provocando episódios de calor excepcional conhecido como efeito föhn.

Neste sábado, com o avanço de uma frente fria, a temperatura vai afundar no Rio Grande do Sul. Cidades que no começo da madrugada vão ter calor terminarão o sábado com muito frio. No final do sábado, a maior parte do estado vai estar com temperatura ao redor e abaixo de 10ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.