Anúncios

O nível do Guaíba subiu acentuadamente nas últimas horas e no começo da tarde estava perto de 2 metros em medição de régua eletrônica no Cais Central da Avenida Mauá, no Centro Histórico.

JOEL VARGAS/PMPA

Medição de régua eletrônica da empresa Tidesat (clique aqui para acompanhar) indicava no começo da tarde desta sexta-feira 1,97 metro no portão central do cais da Avenida Mauá. A cota de transbordamento no local é de 3,00 metros.

No começo do dia, a medição no local apontava 1,75 metros, ou seja, somente entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira o nível do Guaíba se elevou em 20 centímetros.

Já a régua do Cais C6, na altura da Estação Rodoviária, marcava 1,94 metro no começo da tarde de hoje. A estação de monitoramento do bairro Navegantes, perto da ponte nova, marcava 2,04 metros.

A elevação acentuada do nível do Guaíba das últimas horas decorreu de dois fatores. O primeiro é a chuva ocorrida no começo da semana, quando chegou a chover 100 mm em pontos da Grande Porto Alegre. O segundo e determinante para a elevação rápida foi o vento do quadrante Sul com o ingresso da massa de ar frio.

O nível médio histórico do Guaíba em Porto Alegre no mês de agosto é de 0,97 metro, logo as cotas atuais são o dobro do valor médio histórico desta época do ano.

Embora alto, o nível do Guaíba não deve atingir valores que causem preocupação. Vento neste sábado na Lagoa dos Patos deve manter o nível alto com pequeno risco de alagamentos em alguns poucos pontos das ilhas, mas para a parte não insular da cidade não há qualquer perigo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.