A MetSul Meteorologia antecipa que a formação de nevoeiro será muito frequente durante a segunda metade da semana no Rio Grande do Sul com forte restrição de visibilidade horizontal em alguns pontos. Desde o fim de semana, aliás, vários pontos do estado tiveram momentos com cerração.

Nevoeiro será frequente nos próximos dias | ALEX ROCHA
Os dados indicam a formação de nevoeiro nas próximas madrugadas em várias regiões do estado, mas, em particular, no Centro, Sul e o Leste do território gaúcho.
Isso inclui Porto Alegre e a região metropolitana que podem ter alta frequência de nevoeiro nos próximos dias sob grande estabilidade atmosférica com tempo aberto e vento calmo.
Conforme a previsão da MetSul, alguns pontos do estado, como as lagoas e áreas nas redondezas, podem permanecer com nevoeiro ou nuvens baixas durante grande parte ou mesmo todo o dia em dias desta segunda metade da semana, mantendo o frio mesmo à tarde.
Nevoeiro é um fenômeno meteorológico caracterizado pela suspensão de minúsculas gotículas de água no ar próximo ao solo, resultando em visibilidade reduzida. Ele ocorre quando o ar próximo à superfície se resfria até atingir o ponto de orvalho, causando a condensação do vapor d’água.
O nevoeiro pode se formar por diversos mecanismos, como resfriamento noturno (nevoeiro de radiação), passagem de ar úmido sobre uma superfície fria (nevoeiro de advecção) ou por resfriamento devido à elevação do ar (nevoeiro orográfico).
Quando a visibilidade horizontal é inferior a 1.000 metros, classifica-se o fenômeno como nevoeiro. É comum em áreas de vales, regiões litorâneas e durante o outono e inverno, quando as noites são mais longas e o resfriamento da superfície é mais eficiente.
A diferença entre nevoeiro e neblina está na densidade e, principalmente, na visibilidade. A neblina é uma forma mais leve do mesmo fenômeno físico, em que as gotículas d’água estão menos concentradas. Enquanto o nevoeiro reduz a visibilidade para menos de 1.000 metros, a neblina permite visibilidade entre 1.000 e 5.000 metros.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.