Partes dos estados australianos de Victoria e Nova Gales do Sul tremeram de frio nesta sexta, em pleno começo de fevereiro, com a neve caindo nas áreas de morros e montanhas, enquanto no estado de Queensland prossegue uma onda de calor. As temperaturas registradas hoje em parte da Austrália são mais comuns nos meses de julho e agosto e o frio deve se manter até o começo da semana.

A neve da madrugada acumulou nas áreas mais elevadas de Victoria, incluindo o Monte Hotham. O presidente da Câmara de Comércio, Steve Belli, disse para a rede australiana ABC que, embora fosse uma visão incrível para fevereiro. “O clima é um pouco imprevisível hoje em dia. Você nunca sabe o que vai acontecer… mas é a Mãe Natureza, você só precisa trabalhar com isso”, disse ele.

Cerca de dois centímetros caíram em Falls Creek, onde o acesso à montanha é limitado devido a um deslizamento de terra que afetou uma das únicas estradas. Belli disse que as condições climáticas não estavam ajudando na situação e os impactos estavam sendo sentidos em todos os setores. “O tempo não está do nosso lado no momento, então só temos que apertar o cinto e fazer o que puder”.

Perisher Valley, na região Snowy Monaro, em Nova Gales do Sul, também acordou nesta sexta com uma camada significativa de neve para um mês de verão. Se a neve já encantaria os turistas de Perisher no inverno, que recorrem à região para esquiar, imagine no verão.

O Bureau de Meteorologia da Austrália (BoM) informou que três a cinco centímetros foram registrados de acumulação em Thredbo, mais comum de ser observada nas nevadas de inverno e altamente incomum em fevereiro.

Para a estação de esqui Valhalla Perisher, os negócios estão indo bem, apesar de ser baixa temporada. “Acordamos esta manhã e abri as persianas do nosso quarto para a bela surpresa de uma cobertura totalmente branca da montanha”, disse o gerente do hotel, Drew Loaring.

“Você não conseguia tirar o sorriso do meu rosto, uma neve dessas em fevereiro é super rara e foi adorável”, celebrou o gerente do resort de inverno do estado de Nova Gales do Sul ao ver a paisagem do seu estabelecimento tapada de branco no meio do verão.

VALHALLA PERISHER LODGE/DIVULGAÇÃO

PERISHER RESORT/DIVULGAÇÃO

O ar frio atípico era projetado há dias pelos modelos numéricos. As temperaturas máximas e mínimas serão muito mais baixas do que o normal para esta época do ano no Sudeste do país, com Melbourne e Canberra.

A neve que caiu nas montanhas, por outro lado, causou preocupação pelo gelo nas estradas numa época que os motoristas não estão preparados para dirigir com pista congelada. Havia muita neve em algumas rodovias de acesso aos resorts de inverno.

O ar frio não chegará a Sydney, onde uma máxima de 31°C era prevista para sexta-feira, e o frio de fevereiro não chegará nem perto de Brisbane, que atualmente está suando com uma onda de calor.

As temperaturas de manhã em Melbourne atingiram uma máxima de 15,9°C às 10h32. Ao meio-dia, fazia apenas 13,4°C. A temperatura havia caído ainda mais por volta das 13h, quando era de 11,7ºC na cidade. Chuvas persistentes, mesmo com granizo ocasional, combinaram-se com uma massa de ar polar fria para fazer Melbourne tremer de frio em pleno fevereiro. Moradores chegaram a acionar o aquecimento da calefação de suas residências.

PERISHER FIRE DEPARTMENT/DIVULGAÇÃO

Nevadas em pleno verão nas localidades de maior altitude da Austrália não são incomuns, embora sejam historicamente mais frequentes no início de dezembro do que no final da temporada, fazendo deste episódio de fevereiro um evento raro. Nevou no começo de dezembro nas mesmas regiões.

O meteorologista sênior do BOM, Dean Narramore, disse que as temperaturas registradas durante a noite eram típicas das observadas no final de agosto. “Não é um recorde, mas é algo que vemos raramente nos meses de fevereiro”, disse ele. A temperatura em algumas cidades está 15ºC abaixo da média para esta época do ano. O tempo frio veio para ficar pelo menos até o início da próxima semana, acrescentou Narramore.