Poderosa massa de ar frio de origem polar ingressa no Rio Grande do Sul no fim do domingo e na segunda-feira, derrubando muito acentuadamente a temperatura. São várias as projeções computadorizadas indicando que na segunda-feira poderia nevar no Estado e em Santa Catarina, devido à combinação de instabilidade e ar muito gelado em altitude.

A cota de neve poderia cair, segundo alguns modelos, abaixo de 500 metros de altitude em pontos do território gaúcho, tal a força do ar polar e os baixíssimos valores de temperatura na baixa troposfera. Conforme os dados de hoje, desenha-se uma chance muito alta de nevar na Serra e nos Aparados, mas não será surpresa se nevar em outras regiões do Rio Grande do Sul.

O modelo norte-americano GFS, por exemplo, sugere até a possibilidade de vir a nevar em locais isolados do Centro-Oeste do Estado, como as áreas de Itaara e Santiago, além do Planalto Médio e o Alto Uruguai. Como projeções de neve só têm maior confiabilidade em curto prazo, este é um cenário distante ainda para que se confirme.