Anúncios

A neve começou a cair no final da madrugada e ao amanhecer deste sábado em São Joaquim, a mais de 1200 metros de altitude no Planalto Sul Catarinense, e em São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul, sob frio intenso de uma massa de ar polar que atua no Sul do Brasil.

Neve cai em São Joaquim neste sábado | MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

A precipitação de neve começou muito fraca e era leve no começo da manhã de hoje na área urbana de São Joaquim e também no distrito do Cruzeiro, que está situado a 1500 metros de altitude. Precipitação leve de neve teve início ainda por volta das 5h da manhã em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.

Quando do começo da neve, estações meteorológicas automáticas na região indicavam temperaturas entre 0ºC e 2ºC. Marcas semelhantes são observadas também na Serra Gaúcha e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.

A neve decorre da interação entre a circulação de umidade de uma área de baixa pressão que está no Atlântico, a Leste do Sul do Brasil, e uma massa de ar polar de trajetória continental que avança pelo interior do continente.

Pela combinação de instabilidade com o pico de intensidade do ar frio em níveis baixos da atmosfera, não se descarta ainda outras formas de precipitação invernal como chuva congelada e/ou graupel.

Conforme a análise da MetSul Meteorologia, a região com maior chance de neve neste sábado é o Planalto Sul Catarinense pelas cotas de altitude mais altas (1200 m a 1800 m). As condições seguem favoráveis à neve durante a manhã e talvez ainda em parte da tarde.

Nuvens com maior desenvolvimento vertical e precipitação mais forte avançam para Norte pela Serra Gaúcha, assim aumenta a possibilidade de nevar com maior intensidade no Planalto Sul Catarinense.

Mas há chance de nevar ainda no Planalto Norte Catarinense e mais nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, especialmente entre Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul (cotas de 900 m a 1200 m). Em altitudes menores (600 m a 900 m), na Serra Gaúcha, chance maior de chuva congelada.

Não é a primeira vez que neva neste ano. A primeira ocorrência de neve se seu no dia 29 de maio, quando um ciclone intenso atuava na costa do Rio Grande do Sul. Foi a maior precipitação de neve no Sul do Brasil desde julho de 2021.

Amanhã, com o avanço de ar mais seco, a cobertura de nuvens será menor e cessam as condições para a neve com o sol aparecendo em todas as regiões gaúchas e catarinenses.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.