Três municípios de Santa Catarina registraram precipitação de neve na noite desta segunda-feira na região do Planalto Sul. O fenômeno foi observado em São Joaquim, Urubici e Urupema.
Os primeiros relatos de neve vieram do distrito do Cruzeiro, a mais de 1500 metros de altitude, onde começou a nevar fraco perto das 21h desta segunda.
Na sequência, houve relatos e registros visuais de precipitação de neve também em pontos dos municípios de Urupema e Urubici.
As ocorrências de neve foram breves e localizadas, associadas à passagem de nuvens com a atmosfera muito fria. No final da tarde, garoava em vários pontos do Planalto Sul Catarinense e dos Campos de Cima da Serra.
A MetSul Meteorologia destacava em seus boletins que, embora os modelos não indicassem neve, não podia se descartar a possibilidade de ocorrência do fenômeno.
⛄️ AGORA | Neva fraco no distrito do Cruzeiro, a 1500 m de altitude, em São Joaquim (SC). Neve é muito fraca e isolada. 📷 Divulgação pic.twitter.com/rl8J2Jr1Ys
— MetSul.com (@metsul) June 30, 2025
Esta é a segunda ocorrência de neve no Sul do Brasil em apenas 10 dias de inverno. Na semana passada, a primeira das duas poderosas massas de ar polar provocou neve muito fraca e graupel no Rio Grande do Sul.
A neve acompanha uma poderosa massa de ar frio que atua no Cone Sul com temperaturas historicamente baixas na Argentina e no Chile com registro de queda de neve na maioria das províncias da Argentina, do Sul ao Norte do país.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.