Anúncios

Uma poderosa massa de ar polar trouxe neve desde a última quinta-feira para 16 das 23 províncias argentinas, num dos episódios de frio mais abrangentes e marcantes deste século no país. A neve caiu de Ushuaia, na Terra do Fogo, até províncias do Norte andino, como Jujuy e Salta, cobrindo paisagens urbanas e rurais.

GOVERNO DE MENDOZA

Levantamento da MetSul Meteorologia em parceria com o meteorologista José Ignácio Amorim da rede de televisão A24 de Buenos Aires mostra que nevou em nas províncias da Terra do Fogo, Santa Cruz, Chubut, Rio Negro, Neuquén, La Pampa, Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, San Luis, San Juan, La Rioja, Tucumán, Salta, Jujuy e Santiago del Estero. Em Estero, moradores relataram nas redes sociais a observação de neve em Termas de Río Hondo, embora ainda sem confirmação oficial.

As únicas províncias argentinas que não tiveram registros confirmados de neve foram Santa Fé, Entre Ríos, Corrientes, Misiones, Formosa, Chaco e Catamarca — embora nesta última, possa ter nevado nas áreas mais elevadas da cordilheira, sem observações formais.

O evento é classificado pela MetSul Meteorologia como raro e notável pela abrangência territorial, atingindo regiões montanhosas, áreas de planície e até zonas costeiras da Argentina. A neve caiu com força em grandes cidades como Córdoba e Mendoza, como não ocorria há anos. Algumas praias ficaram brancas na costa da província de Buenos Aires, com cenas que não eram vistas desde agosto de 1991.

O frio intenso também veio acompanhado de temperaturas extremas em várias partes da Argentina, com mínimas que chegaram perto de 20ºC abaixo de zero em cidades da região patagônica.

Várias cidades quebraram recordes de mínimas e máximas baixas para o mês de junho e em alguns casos, em estações com histórico menos longo, houve recordes até absolutos de frio.

Na cidade de Buenos Aires, a tarde de ontem (30) teve máxima de apenas 5,6 °C, a menor para junho desde 1918 e a sexta tarde mais baixa desde o início dos registros no Observatório Central da capital em 1906.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.