Anúncios

Nevou em ao menos seis municípios da Serra Gaúcha e Aparados da Serra no final da sexta-feira e no começo do sábado. As ocorrências foram anotadas em Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Riozinho, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. 

Nilson Wolff

Em quase todos estes locais não passou de uma garoa de neve carregada com forte vento. Por isso, não houve acumulação. As nuvens eram predominantemente baixas (“ralinhas”) e sem maior desenvolvimento, desfavorecendo a formação de flocos de maior densidade que pudessem acumular. 



Todos os municípios que tiveram neve muito fraca ou fraca estão perto ou na borda da Serra, mais a Leste da região serrana. A circulação de uma área de baixa pressão na costa trazia umidade pra áreas da Serra mais próximas do Litoral, tal como a MetSul antecipava. Ao interagir com o ar gelado, a neve se formou. Outra causa importante pra  nebulosidade na Serra foi o levantamento vertical provocado pelo vento muito forte que ao encontrar áreas de relevo estimula nuvens sobre as elevações. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios