Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que o Natal será tórrido no Centro-Sul do Brasil com calor muito intenso em vários estados, o que deve provocar episódios de chuva forte a intensa localizados com risco de temporais isolados de vento, especialmente em estados do Sul do país que sofrem a influência de um rio atmosférico.

Calor intenso marca o Natal deste ano em estados do Centro-Sul do Brasil | MAURO PIMENTEL/AFP/METSUL

A véspera de Natal foi de muito calor no Rio Grande do Sul e marcas escaldantes no Sul do estado, onde o tempo estava mais aberto. Termômetros indicaram máximas de 38,9ºC em Cerrito; 38,2ºC em Pelotas; 37,1ºC em Barra do Quaraí; 36,7ºC em Jaguarão; 36,0ºC em Livramento; 35,6ºC em Piratini e Uruguaiana; 35,2ºC em Arroio Grande; e 35,0ºC em Herval.

O calor castigou também cidades de Santa Catarina, especialmente no Vale do Itajaí. As máximas nesta quarta nas estações da Epagri foram de 38,1ºC em Schroeder; 37,3ºC em Corupá; 37,0ºC em Jaraguá do Sul; 36,7ºC em Camboriú; 36,6ºC em Itajaí; e 36,9ºC em Nova Trento.

O calor foi intenso ainda no Paraná com várias cidades registrando as temperaturas mais altas de 2025 até agora. Casos das estações do Simepar com 39,4°C em Cerro Azul, 38,8°C em Guaraqueçaba e 38,6°C em Antonina, 32,3°C em Curitiba, 34,3°C em Pinhais e 32,2°C em Fazenda Rio Grande. Maiores marcas do ano também em estações do Instituto Nacional de Meteorologia com 39,5°C em Morretes e 32,9°C em Colombo.

Em São Paulo, a máxima na estação do Mirante de Santana, na zona Norte da cidade de São Paulo, chegou a 34,6ºC. No interior, várias cidades passaram de 35ºC, mas a maior marca se deu no Sul do estado com 39,7ºC em Registro.

No Rio de Janeiro, o Alerta Rio registrou máxima de 39,7ºC em Guaratiba. Estações do Inmet marcaram 39,0ºC na Vila Militar; 37,6ºC em Marambaia; e 36,7ºC em Jacarepaguá.

A cidade do Rio de Janeiro entrou no terceiro nível do Protocolo de Calor (Calor 3) às 15h50 desta quarta-feira. Esse estágio é caracterizado por índices de calor entre 36°C e 40°C, com previsão de que essas condições persistam ou se intensifiquem por pelo menos três dias consecutivos. O Calor 3 antecede os níveis mais críticos do protocolo, o que exige atenção redobrada pelo calor.

Rio atmosférico atua pelo quinto dia seguido nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul e mantém o tempo instável no estado. O dia de Natal terá ainda muita umidade com chuva isolada na maioria das regiões. Instabilidade maior na Metade Norte, onde chove localmente forte a intensamente em alguns municípios com alagamentos, inundações e enxurradas. Podem ocorrer temporais isolados com vendavais. Apesar disso, algumas áreas devem ter períodos de melhoria com aberturas.

Já no Oeste, parte do Centro e no Sul gaúcho, o sol aparece com nuvens neste dia de Natal. O calor, no entanto, traz chance de chuva isolada mais da tarde para a noite com risco de temporal isolado. Segue quente e abafadíssimo no estado pela alta umidade neste dia de Natal.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece com nuvens no Natal. O calor será outra vez intenso, principalmente em cidades mais a Leste dos dois estados. O aquecimento intenso pode gerar chuva forte isolada com tempestades localizadas de vendavais da tarde para a noite nos dois estados.

A cidade de São Paulo, como a MetSul Meteorologia já antecipou, deve ter um dos dias de Natal mais quentes de sua história. As máximas ficam entre 34ºC e 35ºC. No interior, marcas perto e acima de 35ºC em centenas de cidades. O sol predomina, mas com o calor intenso há risco de chuva e temporais isolados na segunda metade do dia.

Já a cidade do Rio de Janeiro terá outro dia tórrido neste Natal. Grande parte dos bairros deve ter máximas entre 36ºC e 39ºC. Na região metropolitana, na Baixada Fluminense, são esperadas marcas semelhantes. O sol vai predominar e vai favorecer o dia quente com praias cheias.

Anúncios