Anúncios

EMIN SANSAR/ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A reunião do G20 hoje e amanhã na cidade do Rio de Janeiro, reunindo algumas das principais lideranças mundiais no Brasil, será marcada pela presença do sol e o calor, projeta a MetSul Meteorologia. Ar mais quente ingressa no estado do Rio e favorece uma maior elevação da temperatura.

Tanto esta segunda-feira como a terça, dias da conferência do bloco, serão ensolarados na capital fluminense com escassa nebulosidade e alguns momentos com nebulosidade parcial. Para os cariocas, distante das discussões de temas globais e com um feriadão estendido, será uma oportunidade de aproveitar as praias.

As noites até chegam a ser agradáveis, mas aquece muito durante o dia. As máximas serão elevadas nos dois dias da cúpula com máximas hoje e amanhã entre 32ºC e 34ºC na maior parte da cidade do Rio de Janeiro. Aquece ainda mais na quarta com 35ºC e mais.

O tempo muda no Rio de Janeiro na segunda metade da semana. A nebulosidade irá aumentar na quinta-feira e o tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia. A chuva persiste ainda na sexta e no sábado, podendo ser localmente moderada a forte em alguns momentos.

O G20 nasceu em 1999, se propondo a ser um fórum de discussões sobre cenários, dinâmicas e desafios da economia internacional, notadamente após uma série de crises econômicas que se espalharam pelo mundo com reflexos globais.

Diferentemente dos dias atuais em que chefes de estado e de governo participam das reuniões de cúpula, nos primeiros anos do G20 o protagonismo cabia a ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais.

A escolha dos integrantes do G20 não é uma mera seleção com base no tamanho do PIB de cada nação, ou seja, não abrange exatamente os 20 países mais ricos do mundo. O fórum é uma extensão do G7, grupo que reunia os países tidos como os mais industrializados do mundo, e um conjunto de 12 economias emergentes.

O G7 é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Apesar de ter ficado de fora, a China era, em 1999, a sétima maior economia, superando o Canadá, mas não integra o G7.

Os 12 países emergentes que se uniram ao G7 para formar o G20 são África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia. O 20º integrante era a União Europeia. Mais recentemente, foi aceita a União Africana como 21º representante.

De acordo com dados de 1999, quatro países do G20 estavam fora do ranking das 20 maiores economias globais. A Rússia era a 22º; Arábia Saudita, 27ª; África do Sul, 28ª e Indonésia, 30ª. Por outro lado, Espanha, Holanda, Suíça, Suécia e Bélgica estavam entre as 20 maiores economias, mas não foram incluídas no G20.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.