Anúncios

Noites de temperatura baixa em São Paulo pela elevada população de rua e em vulnerabilidade social na cidade |MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A temperatura mínima oficial da cidade de São Paulo hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, no Norte da capital paulista, foi de 12,4ºC. O órgão ainda anotou mínima de 11,2ºC em sua estação de SESC-Interlagos, no Sul da cidade.

A cidade de São Paulo, entretanto, tem múltiplos microclimas com diferentes altitudes, maior ou menor cobertura vegetal e diferentes níveis de ocupação urbana. Isso fez com que esfriasse muito mais em alguns bairros que a mínima oficial da cidade no começo desta sexta.


Vários bairros da capital paulista anotaram marcas hoje de madrugada de um dígito, abaixo de 10ºC. A temperatura, por exemplo, caiu nesta sexta à casa de 5ºC no extremo Sul da cidade, em Marsilac, uma marca de inverno.

Marsilac é um distrito situado na região Sul do município de São Paulo, o mais meridional da cidade. Situado perto da serra do Mar, e quase totalmente rural, possui a menor densidade populacional da cidade, sendo em grande parte coberto por reservas da Mata Atlântica.


Por isso, Marsilac registra temperaturas muito mais baixas à noite que bairros mais centrais da capita paulista com altíssima ocupação urbana e muitas construções que formam o que se chama de ilha de calor urbano.

Na onda de frio do final de julho de 2021, em 30 de julho, a estação do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) registrou mínima em Marsilac de 2,9°C abaixo de zero enquanto fazia apenas 4,3°C no Mirante de Santana, no Norte da cidade, que é estação de referência para a capital paulista.

Veja as principais mínimas de hoje registradas pelo CGE em suas estações em vários bairros da cidade de São Paulo:

Marsilac: 5,6ºC
Capela do Socorro: 6,2ºC
Parelheiros: 7,8ºC
Santana do Parnaíba: 9,0ºC
Mauá: 10,0ºC
Riacho Grande: 10,4ºC
Butantã: 10,9ºC
Itaquera: 10,9ºC
Freguesia do Ó: 10,6ºC
Perus: 11,0ºC

O sábado novamente vai começar frio. As mínimas serão mais altas, mas ainda baixas. Para a MetSul, o sábado pode amanhecer com 13ºC no Mirante de Santana, mas novamente com marcas de um dígito em alguns bairros. À medida que a massa de ar frio começa a enfraquecer, a temperatura máxima se eleva mais e pode atingir 24ºC.

Já o domingo terá sol e nuvens predominantemente baixas. O dia começa menos frio com marcas em torno de 13ºC a 15ºC na maior parte da capital paulista. A tarde terá máximas ao redor de 24ºC. Não se descarta infiltração de umidade marítima com maior nebulosidade e chance de alguma garoa mais ao Sul da cidade de São Paulo.

 

Anúncios