Grandes nevadadas nas províncias argentinas de Neuquén e Río Negro fizeram a alegria dos turistas e moradores que saíram às ruas para fazer bonecos com o gelo nesta sexta | MINISTÉRIO DO TURISMO DE NEUQUÉN

Grandes nevadas atingiram nas últimas horas as províncias argentinas de Neuquén e Rio Negro. Uma área de baixa pressão que estava na costa do Chile avançou para o continente e ao chegar na cordilheira e interagir com a massa de ar polar que cobre a Argentina trouxe as nevadas, fortes em algumas áreas e que deixaram as paisagens completamente brancas pelas grandes acumulações de neve.

O fenômeno deixou lindos cartões postais em várias cidades que fizeram a alegria de turistas e moradores do Norte da Patagônia, mas também trouxe muitas complicações no trânsito e aulas suspensas em diversas localidades da região. Na cidade de Roca, todas as ruas do centro da cidade e os bairros estavam completamente cobertos por um manto de branco e gelo. Em Neuquén, a onda polar fez com que as aulas e algumas atividades fossem suspensas. A queda de neve na capital Neuquén foi persistente durante toda a madrugada nesta sexta e mudou a paisagem da cidade.

MINISTÉRIO DO TURISMO DE NEUQUÉN

MINISTÉRIO DO TURISMO DE NEUQUÉN

De acordo com dados das estações do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, as mínimas no país nesta sexta-feira foram de -10,0ºC em Calafate, -9,6ºC em Maquinchao, -9,0ºC em Perito Moreno, -6,5ºC em Gobernador Gregores, -6,4ºC em Esquel, -6,0ºC em Villa Reynolds, -5,6ºC em Puerto Madryn, -5,4ºC em San Rafael, -5,2ºC em Uspallata, -5,2ºC em Rio Grande e -5,1ºC em Trelew.

Na Grande Buenos Aires, a temperatura desceu a 3,4ºC em Ezeiza. Já na capital da Argentina, a mínima no Observatório Central de Villa Ortúzar, da cidade de Buenos Aires, foi de 5,9ºC. A capital argentina registrou traço de precipitação, logo inapreciável, o primeiro registro de precipitação desde o dia 25 de maio com um mês sem chuva.

O Instituto Uruguai de Meterologia (Inumet) lançou um alerta de frio intenso para o país vizinho neste fim de semana. A parte mais intensa da massa de ar polar vai se concentrar justamente na Argentina e no Uruguai com marcas muito baixas durante a noite e frio mesmo no período da tarde.

A massa de ar frio responsável pela temperatura muito baixa e as grandes nevadas na Argentina avança para Norte neste fim de semana e vai trazer queda de temperatura no Sul e no Sudeste do Brasil. Ocorre que ao avançar pelo território brasileiro não deve manter a mesma força e vai se enfraquecer. Com isso, o frio extremo da Argentina não vai se repetir aqui e tampouco existe a previsão de neve.