Se quase todo o Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira de sol com céu azul e poucas nuvens, é até difícil crer que uma região do Estado teve dia chuvoso, mas ocorreu. Foi o que ocorreu no Extremo Sul gaúcho que experimentou um dia de muitas nuvens e chuva que chegou a ser localmente forte e volumosa.

Até o final da tarde desta segunda-feira, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia, na Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar, registrou 45 mm. Proprietários rurais de Santa Vitória do Palmar chegaram a registrar 70 mm em algumas de suas propriedades. A instabilidade afetou ainda Jaguarão, onde o Cemanden anotou 30 mm, e Arroio Grande com 16 mm.

Leia tambémPeríodo de chuva volumosa trará novas inundações e repique de cheias

A instabilidade no Sul gaúcho foi localizada na região e associada a uma área de menor pressão atmosférica que atingiu também parte do Uruguai, onde choveu mais de 50 mm em pontos dos departamentos de Rocha e Cerro Largo. Esta instabilidade segue sobre o Sul gaúcho na noite desta segunda, alcançando a região de Pelotas, mas deve se dissipar gradualmente ao avançar para Norte.

Leia tambémEnchente avança na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

Imagem de satélite da tarde de hoje mostrava tempo aberto na maior parte do Rio Grande do Sul e instabilidade no Extremo Sul gaúcho

A chuva volumosa de hoje na região do Chuí e de Santa Vitória do Palmar ocorre após um começo de mês que já foi chuvoso e um janeiro de muita água. Proprietário rural de Santa Vitória do Palmar, que conta com a consultoria da MetSul e mantém o seu próprio controle pluviométrico em sua propriedade, registrou 206 mm em janeiro, terceiro maior acumulado no mês desde que se iniciaram as medições em 1999. No ano passado, com a intensa estiagem, somente 44 mm tinham se precipitado em janeiro.