Anúncios

Temperatura chegou aos 31°C ontem no Rio Grande do Sul (Fabian Ribeiro)

O calor, como previsto, aumentou ainda mais ontem e a temperatura superou os 30ºC na região dos vales e na Grande Porto Alegre, as áreas mais quentes do Estado na quarta-feira. Os termômetros indicaram 31,1ºC em Teutônia, 31,0ºC em Campo Bom, 30,6ºC em São Leopoldo e Santa Rosa, 30,2ºC em Novo Hamburgo e 30,0ºC em Canoas.

Um centro de baixa pressão hoje no Uruguai traz instabilidade para o Rio Grande do Sul e aumento de nuvens, o que fará com que não aqueça como ontem na maioria das áreas. Cidades mais ao Norte e o Noroeste do Estado, como, por exemplo, as regiões de Iraí e Frederico Westphalen ainda podem ter calor ao redor dos 30ºC hoje. No Sul e parte do Oeste, inclusive, começa a ingressar um pouco de ar mais frio acompanhando a chuva.


Uma frente semi-estacionária deve manter o tempo instável neste final de semana no território gaúcho com chuva mais concentrada entre hoje e sábado no Oeste e no Sul. Os volumes de chuva entre hoje e a próxima segunda podem ser muito altos em pontos do Sul gaúcho e da Campanha, especialmente na área de Bagé e entre o Chuí e Pelotas. Os acumulados em alguns pontos podem ficar perto ou mesmo ultrapassar a marca dos 100 mm.

No sábado, a frente avança como fria pelo Rio Grande do Sul e traz chuva mais generalizada, além de queda de temperatura. Por isso, o final do sábado e o domingo vão ter o retorno do frio com melhora do tempo.


Só que na segunda-feira se espera uma nova frente fria, precedendo ar muito gelado, que mais uma vez trará chuva. Há dados, como o modelo europeu, indicando a incursão de ar por demais frio no Estado de terça para quarta-feira.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios