Modelos numéricos insistem na possibilidade de ocorrência de neve nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil por conta da massa de ar frio de origem polar que avança nesta sexta-feira pela Região Sul.
A possibilidade de neve decorrer da combinação de instabilidade de um centro de baixa pressão na costa com ar frio de origem polar que avança pelo interior do continente com uma massa de ar frio de trajetória continental.
Os modelos sugerem chance de neve no final desta sexta-feira e principalmente durante o começo do sábado, período em que as condições podem se tornar propícias ao registro do fenômeno.
De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, a região com maior chance de neve é o Planalto Sul Catarinense pelas suas cotas de altitude mais altas, entretanto não se pode afastar a precipitação invernal nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
O mapa abaixo mostra a projeção de neve do modelo canadense, que entre todos os modelos numéricos é o que indica a maior chance de neve com possibilidade de o fenômeno ocorrer tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina.
METSUL
Já o mapa abaixo traz a projeção de neve do modelo de alta resolução WRF da MetSul que limita a possibilidade do fenômeno exclusivamente às maiores elevações do Planalto Sul Catarinense e de forma muito isolada nos Aparados da Serra.
METSUL
Independente de nevar, ar condições estarão favoráveis ao registro de outras formas de precipitação invernal como graupel ou chuva congelada em razão da instabilidade e do frio intenso em altitude.
No caso destas duas outras formas de precipitação invernal, não pode ser descartada a ocorrência em cotas de altitude menores, abaixo de 1000 metros, o que inclui a região da Serra Gaúcha.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.