Pinguins-rei são vistos em Volunteer Point, ao norte de Stanley, nas Ilhas Malvinas, um território britânico ultramarino no Oceano Atlântico Sul. As Malvinas têm uma biodiversidade incrivelmente rica, incluindo mais de 25 espécies de baleias e golfinhos, além de pinguins, e tem um clima frio pela sua posição muito ao Sul e perto da Antártida. | PABLO PORCIUNCULA BRUNE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Dados de estações meteorológicas mostram que o primeiro dia do inverno meteorológico no Hemisfério Sul (trimestre de junho a agosto) teve temperatura mínima mais baixa no Sul do Brasil que nas ilhas Malvinas, no extremo Sul da América do Sul.

Conforme medições meteorológicas, as mínimas de hoje nas Malvinas foram de 1,6ºC em Mount Byron (500 metros de altitude); 2,1ºC em Mount Pleasant; 2,3ºC em Mount Kent; 3,0ºC em Mount Alice; 3,1ºC em Weddel Island; 3,6ºC em Sea Lion Island; e 4,3ºC em Pebble Island.

Em Santa Catarina, de acordo com dados da Epagri-Ciram e de estações da Prefeitura de São Joaquim, as mínima de hoje foram de -0,4ºC em Painel, 0,1ºC em Urupema, 0,7ºC em São Joaquim, 0,9ºC em Urubici e 1,6ºC em Bom Jardim da Serra. No Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes teve 1,4ºC. Mínimas, portanto, mais baixas que a menor temperatura observada na rede de estações das Malvinas hoje.


As Ilhas Malvinas têm um clima marítimo na região de transição entre a tundra e as zonas subpolares (classificações de Köppen ET e Cfc, respectivamente). O clima é muito influenciado pelo frio Atlântico Sul e sua corrente marítima Norte da Patagônia. O tipo climático oceânico é caracterizado por baixas variações sazonais e diurnas de temperatura e nenhuma estação chuvosa e seca bem caracterizada.

A temperatura mínima média em Stanley nas Malvinas em junho é de 0ºC enquanto a média máxima histórica no mês é de 5ºC. A menor mínima da série histórica da climatologia de junho é de 11ºC abaixo de zero e a máxima recorde para o mês de 10,6ºC.

Por sua vez, na climatologia de Mount Pleasant, também nas Malvinas, a temperatura mínima média em junho é de 0,4ºC enquanto a média máxima histórica no mês é de 5,9ºC. A menor mínima da série histórica da climatologia de junho em Mount Pleasant é de 10,3ºC abaixo de zero (recorde absoluto do ano) e a máxima recorde para o mês de 15,7ºC.


Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa (1.500 metros de altitude) do modelo meteorológico europeu mostra temperatura muito acima da média nas últimas horas no Sul do Atlântico e nas Ilhas Malvinas | METSUL

Por que as mínimas mais altas hoje nas Ilhas Malvinas? Uma massa de ar mais aquecida cobre toda a porção meridional da América do Sul com temperaturas acima da média. Nas últimas horas, a parte central desta massa de ar menos fria estava justamente sobre as Ilhas Malvinas, como mostram os mapas dos modelos.

No continente, na Argentina, a temperatura mínima hoje em Ushuaia (Terra do Fogo) foi de 3,3ºC. O recorde de mínima em junho na cidade austral é de -6,5ºC, em 1964. Em Rio Grande, também na Terra do Fogo, a mínima hoje foi de -0,3ºC e a média histórica mínima de junho é de -3ºC.